terça-feira, 4 de julho de 2017

Porque Casamentos Estão Acabando?


Estava pensando um pouco sobre as estatísticas brasileiras no que diz respeito a casamentos e a taxa de divórcios atualmente. Como sou filho de pais separados, estava meditando sobre as causas pelas quais os divórcios têm aumentado tanto.

Longe de querer explicar aqui sobre todas as razões que levaram a isso, gostaria de compartilhar apenas uma: a independência. Vou explicar melhor...

Porcentagem no número de divórcios no Brasil


Segundo dados do IBGE (os links que pesquisei estão no final desta postagem), o Brasil teve um aumento de cerca de 160% no número de divórcios de 2004 a 2014, ou seja, este número mais que dobrou em uma década.

Mas se considerarmos desde o ano 1984 até 2014, a taxa aumentou mais de 1000%! A que devemos isto?

Os profissionais que trabalham no ramo do Direito Familiar oferecem algumas hipóteses sobre o fenômeno, em especial, a mudança na Lei do Divórcio (Emenda Constitucional 66/2010, promulgada em 2010) que facilitou o divórcio. No entanto, a ferida é mais profunda.

Acredito que existam muitas razões que poderiam ser analisadas aqui, obviamente, à luz da Palavra de Deus, já que este é um texto com viés cristão, mas gostaria de focar em apenas um desses pontos: a independência.

Independência ou morte?


Sob a ótica bíblica, o pior problema da humanidade é o pecado, pois provocou a morte espiritual do ser humano e também a morte física. Em termos espirituais, "morte" significa estar afastado do Criador, o que nos torna cegos para a realidade espiritual.

Estando cegos para a realidade espiritual, não entendemos quais as consequências de nossas ações no que diz respeito, principalmente, ao lado espiritual, mas também ao lado material (aliás, o lado espiritual sempre vai refletir no material).

Se cavarmos fundo, veremos que, no final, o pecado é tão somente a declaração de independência do homem para com Deus. Adão e Eva desejaram ter conhecimento "extra" que não vinha do Senhor, e optaram por comer da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 3), abrindo a porta para que o mal entrasse no mundo.

Hoje em dia, nossa sociedade super valoriza a liberdade e independência, colocando estes dois substantivos acima de muitos valores cristãos. Gostaria de focar na "independência", mas, para não deixar você na curiosidade, vou colocar um versículo que fala sobre liberdade para nós, cristãos:
"Pois aquele que, sendo escravo, foi chamado pelo Senhor, é liberto e pertence ao Senhor; semelhantemente, aquele que era livre quando foi chamado, é escravo de Cristo." (1 Coríntios 7:22)
Se por um lado, somos libertos (do poder do pecado e de satanás), por outro, nos tornamos sim escravos de Jesus. Portanto, não temos liberdade, senão aquela que o Nosso Senhor nos dá. Afinal de contas, Jesus é o nosso Senhor e Rei, e Ele é um bom Senhor, no entanto, não deixa de ser "senhor" (dono).

Entendendo a "dependência"


Deus não nos criou para sermos independentes, nem d'Ele, nem dos outros. Quando o ser humano vive sem Deus e não O busca, está mostrando que quer viver independente do seu Criador e Pai Celestial. Mas não fomos criados para viver assim, o afastamento do Pai Celestial tem consequências ruins para nós.

Também não fomos criados para vivermos de forma independente uns dos outros: no Reino de Deus, a dependência é regra e é chave para termos uma vida de sucesso em Deus.

Falando sobre como a igreja deve funcionar, o apóstolo Paulo, sob a inspiração do Espírito Santo, fala:
"Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo." (1 Coríntios 12:12)
Em todo agrupamento humano, a falta de unidade provoca danos terríveis, que no fim, caso não seja tratada, levará ao esfacelamento daquele grupo. Jesus disse que "todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá" (Mateus 12:25).

Não há exceções, Jesus disse que "todo reino", "toda cidade" e "toda casa", caso estejam divididos contra si mesmos serão destruídos! Isto é muito sério!

E o que significa este número crescente de divórcios? São casas que se dividiram contra si mesmas, e, por fim, não subsistiram. Quando não entendemos nossa dependência um do outro, iremos seguir o lado da independência um do outro! "Eu não preciso de você, e você não precisa de mim. Posso viver muito bem sem você, não dependo de você pra nada"! Resultado: a casa caiu (literalmente)!

A dependência no casamento


No casamento, Deus criou tudo de forma perfeita: o marido depende da esposa, e a esposa do marido, para que formem a "unidade" no casamento. Se o marido deseja conduzir a casa de forma independente da esposa, a coisa não funciona bem. O mesmo vale para a esposa com relação ao marido.

Muitos maridos cristãos usam o texto de Efésios 5:22 para exigir submissão total da esposa, no entanto, esquecem que o versículo imediatamente anterior diz...
"Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo." (Efésios 5:21)
Veja bem, ANTES da esposa se submeter ao marido, os dois devem se sujeitar um ao outro "por temor a Cristo". Isto mostra que Cristo é que deve ser o Rei no casamento. Caso isto não aconteça, a submissão da esposa ao marido se tornará uma escravidão para a mulher. Quando o marido não é cristão, caberá a esposa agir em fé para não entrar em contendas, já que o marido não é obediente a Cristo (cf. 1 Pedro 3:1), o que não significa que a mulher vá se submeter a maus tratos psicológicos ou físicos, mas não vou tratar deste assunto aqui hoje.

Ocorre que, na sociedade atual, há uma crescente ênfase na independência. A mulher é ensinada desde cedo a ser independente do homem, e o homem é ensinado a buscar os deleites e prazeres, e não a ser alguém responsável, trabalhador e disposto a se sacrificar por amor à sua família.

Estas características são necessárias para um bom casamento onde Cristo é o centro. O casamento deve refletir o relacionamento entre Cristo e a igreja. A igreja é dependente de Cristo, e Cristo é sensível às necessidades da igreja, sendo Ele mesmo aquele que se sacrificou por ela.

E a palavra de Deus diz que o marido deve amar a sua esposa como ao seu próprio corpo (Efésios 5:28). Ora, isto mostra uma forte ligação e dependência que o marido precisa ter com relação à esposa, ou você acha que sua cabeça é independente do seu corpo? Será que sua cabeça conseguiria ir muito longe sem o seu corpo? O mesmo raciocínio vale para a esposa com relação ao seu marido.

O homem deve ser dependente da mulher e a mulher do homem


O fato do marido ser dependente da esposa talvez não seja bem compreendido. Como disse no início deste texto, sou filho de pais divorciados, e meu pai sempre criticou homens "dependentes da mulher". Ora, ele mesmo foi o que deixou a família, isso mostra que esta "doutrina" está errada. Deus nos criou como seres interdependentes, e se o homem proclamar que é independete da sua esposa, ele estará fadado a arruinar o seu casamento, e não poderá colher aquilo que Deus tem de melhor para os casados.

Quando o Senhor criou a mulher, a capacitou de virtudes diferentes das masculinas, e disse Deus:
"Então o Senhor Deus declarou: 'Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda'." (Gênesis 2:18)
Em nossa experiência pastoral, vemos que, geralmente, o marido e a esposa têm características diferentes que, se mal usadas, podem destruir o relacionamento, mas, se forem bem aproveitadas, irão levá-los a um crescimento espiritual muito bom.

Falo com conhecimento de causa, eu e minha esposa, Oriana, somos muito diferentes um do outro, e as características dela, muitas vezes, me afligiram, mas, quando passei a "ouvi-las", pude crescer mais.

Tive que aprender a valorizar o que ela dizia, e ela a mim. Valorizar o que o outro recebeu de Deus é algo muito importante, pois mostra dependência um do outro. O Senhor Deus não tem filhos preferidos, Ele ama a todos, e a cada um Ele distribui dons de acordo com a Sua vontade.

Estes dons e sabedoria são complementares, ou seja, Ele distribui de forma a que um dependa do outro, contudo, muitas vezes, precisaremos nos humilhar e reconhecer que somos limitados e que esta dependência procede de Deus, e tentar viver de forma independente irá provocar o desfazimento da unidade familiar.
"O olho não pode dizer à mão: 'Não preciso de você!' Nem a cabeça pode dizer aos pés: 'Não preciso de vocês!'
Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra.
...a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros."
(1 Coríntios 12:21-25)
Assim, no casamento, o marido não pode dizer à esposa "não preciso de você!", e a esposa não pode dizer ao marido "nem eu preciso de você!", nem os filhos dizerem aos pais "não precisamos de vocês" e vice-versa. Mas todos precisamos uns dos outros, pois somos um corpo.

Seja dependente de Deus e dos outros (dentro deste contexto tratado aqui)! Assim, você poderá desfrutar do melhor de Deus pra sua vida.

Que a graça do Senhor Jesus seja com você. Amém.

Pr. Wendell Costa

Links pesquisados:

  • http://revistadonna.clicrbs.com.br/comportamento-2/por-que-o-numero-de-divorcios-no-brasil-cresceu-160-em-10-anos-entenda-os-motivos/
  • http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-11/divorcio-cresce-mais-de-160-em-uma-decada
  • http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/11/em-10-anos-taxa-de-divorcios-cresce-mais-de-160-no-pais

2 comentários:

  1. Excelente! Que Deus continue te usando ainda mais para anunciar a verdade!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Que Deus possa está trazendo luz aos casais através desse ensinamento.

    ResponderExcluir

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...