terça-feira, 18 de julho de 2017

Amor - A Verdadeira Natureza de Deus - Parte 8

A Divisão dos Continentes e a Confusão das Línguas

Logo após o dilúvio, o Senhor recebe o sacrifício feito por Noé e abençoa a terra a despeito da condição em que o homem se encontrava:
"E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.
Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão."
(Gênesis 8:21-22)
Isto possibilitou que a humanidade pudesse prosseguir com esta nova chance dada, e assim, o Senhor deu continuidade ao Seu plano para nos salvar das consequências do pecado. No entanto, havia algo que Deus precisava fazer para evitar o rápido desenvolvimento tecnológico, que poderia, mais uma vez, trazer destruição a toda raça humana. Vamos entender!

A separação da terra

A primeira providência que Deus tomou para atrasar o desenvolvimento tecnológico e a conquista de toda a terra pelos homens foi a separação dos continentes. A facilidade que temos hoje em termos de transporte permitiu coisas muito boas. Por exemplo, eu moro em uma cidade mas trabalho em outra, caso eu tivesse que fazer este trajeto a pé ou sobre os lombos de um cavalo, levaria horas para eu chegar no meu trabalho.

Também é possível viajarmos para outros locais usando um avião e visitarmos parentes que moram em locais distantes, até mesmo em outros países. O que não dizer, ainda, da prestação rápida de socorro a uma pessoa acidentada?

No entanto, como "a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice", a facilidade de acesso entre os povos levaria a guerras mundiais que poderiam por fim a humanidade, já que a proximidade permitiria o rápido deslocamento de armamento pesado e destrutivo através da terra, do mar ou do ar (no próximo tópico, falarei sobre a questão do desenvolvimento armamentista).

Quando Deus criou a terra, havia apenas uma porção seca (Gênesis 1:9), e após o pecado, os homens tenderam a se juntar em um só lugar. Devido à maldade nos corações e a violência que surgia dos homens, havia o perigo de guerras mundiais graças à falta de barreiras entre as cidades.

Em Sua infinita bondade e amor a nós, Deus separou os continentes para evitar que os homens se auto destruíssem em guerras mundiais, e isto aconteceu logo cinco gerações após Noé:
"E a Éber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra, e o nome do seu irmão foi Joctã." (Gênesis 10:25)
O nome "Pelegue" quer dizer "terremoto" de acordo com o dicionário de Grego e Hebraico de Strong. A terra era apenas um continente (que chamamos de Pangeia). Após este super terremoto que dividiu a terra em continentes separados, a humanidade precisou de milhares de anos até ser capaz de entrar em uma guerra mundial do nível da 2ª, mas o Senhor nos livrou de uma destruição antes que Ele pudesse enviar Seu Filho à Terra para nos salvar.

A Torre de Babel

Como já disse anteriormente, Deus é amor (1 João 4:8), e tudo o que Ele faz, primeiramente, é movido por isto. Entenda algo muito importante e profundo: amor não é uma característica de Deus. Amor é o que Ele é. Sei que não é algo que se possa entender apenas lendo esta frase, mas isto é algo para você buscar compreender (veremos mais sobre isto no futuro).

Pois bem, por que Deus confundiu as línguas dos homens para que houvesse aquela dispersão toda? Vamos analisar o que o próprio Deus disse:
"E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer." (Gênesis 11:6)
Observe o que eu coloquei em negrito no versículo acima: o próprio Deus afirma que, sem a barreira do idioma, não haveria restrição no que o homem intentasse fazer!

Veja o mundo ao seu redor e pense sobre como a tecnologia evoluiu nos últimos tempos. Toda esta evolução só foi possível por causa do melhoramento nas ferramentas de comunicação e transporte.

Logo após a invenção da impressa (século XV), houve um salto na propagação do conhecimento, e em alguns séculos a humanidade evoluiu muito em termos de tecnologia. Depois veio a invenção do telégrafo (1837) e do rádio (1901) e a comunicação melhorou significativamente.

Não por coincidência, toda essa tecnologia de comunicação foi usada maciçamente nas duas guerras mundiais que assolaram o mundo logo em seguida. De fato, a evolução do conhecimento e dos transportes foi exatamente o que permitiu as guerras mundiais!

Daí vieram a TV, os computadores e a Internet, e o conhecimento passa, então, a crescer exponencialmente. Hoje temos carros, submarinos e aviões não tripulados. A robótica, por sua vez, vem preparando o cenário para uma guerra apocalíptica sem precedentes. O homem, atualmente, tem o potencial para destruir todo o planeta em poucos dias!

Agora vamos voltar para o tempo da Torre de Babel...

Ora, o próprio Deus afirmou que, se a humanidade falasse apenas um idioma, não haveria restrições, e fatalmente o conhecimento se desenvolveria rapidamente, mas se cruzarmos esta afirmação com a de Gênesis 8:21, citado anteriormente, entenderemos porquê Deus confundiu as línguas: para atrasar o desenvolvimento tecnológico, evitando, assim, o aperfeiçoamento das armas.

Se você conhece um pouco de história (em especial, história das guerras) verá que a guerra mais fatal de todos os tempos foi a 2ª Guerra Mundial. Não se sabe ao certo quantas pessoas morreram nesta guerra, mas girou em torno das 70 milhões. Isto é o que acontece quando você tem homens pecadores de posse de armas cada vez mais poderosas!

Agora, imagine se toda esta tecnologia de guerra já existisse há bem mais tempo, sem a barreira do idioma! Antes de Cristo, a humanidade vivia em terrível violência, pois não havia a Palavra de Deus e a Igreja para ser sal e luz para o mundo. Mesmo um mundo considerado mais "civilizado" foi capaz de produzir milhões de mortes em apenas 6 anos de guerra!

Cidade japonesa de Nagazaki,após a bomba atômica.

Bem, era isso mesmo que Deus queria impedir. Eis o porquê Ele confundiu as línguas dos homens logo após ter separado os continentes: para evitar a destruição total e dar tempo para preparar o povo de Israel e, por fim, a chegada do Salvador. Mas que Deus bondoso nós temos, não é verdade?

Mesmo quando Deus faz algo que parece ser muito duro (ou até "mau"), na verdade, Ele está agindo com misericórdia, pois tem um alvo de salvação mais amplo e mais longe do que nossos olhos conseguem visualizar:
"O que feriu o Egito nos seus primogênitos; porque a sua benignidade dura para sempre;" (Salmos 136:10)
Deixo o versículo acima para você meditar como exercício (leia o Salmo 136 e veja se consegue entender como Deus poderia "ferir" alguém por causa da Sua benignidade).

Que a paz do Senhor Jesus seja com o teu espírito. Amém.

Referências

  1. http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/a-velocidade-do-desenvolvimento-tecnologico-a-aplicacao-das-inovacoes-e-sua-difusao/70244/
  2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Gutenberg
  3. https://pt.wikipedia.org/wiki/Mortos_na_Segunda_Guerra_Mundial
  4. https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardeamentos_de_Hiroshima_e_Nagasaki
  5. https://en.wikipedia.org/wiki/Pangaea
  6. http://brasilescola.uol.com.br/historiag/invencao-imprensa.htm

2 comentários:

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...