quarta-feira, 5 de julho de 2017

Amor - A Verdadeira Natureza de Deus - Parte 6

O Dilúvio Foi um Ato de Amor?


Nesta série de estudos, estou buscando mostrar que a verdadeira natureza de Deus é o amor. Isto não quer dizer que Deus não haja com a ira contra o pecado, pois isto é claro nas Escrituras, afinal Ele é o Juiz do Universo (Salmo 9:8, Hebreus 12:23). No entanto, quero demonstrar que executar a ira divina contra o pecador é algo do tipo "último recurso", e que Deus tenta convencer o homem do seu pecado bem antes de aplicar a ira.

Além disso, posso, ousadamente, afirmar que o dilúvio foi, antes de tudo, um ato de amor, apesar de ter sido também um ato de ira divina. De fato, foi um ato de amor para a humanidade como um todo, pois se Deus não tivesse intervindo, a raça humana teria se extinguido algum tempo após o dilúvio, e nem eu nem você existiríamos hoje.

A degradação moral da humanidade após o pecado


Após a entrada do pecado na terra, rapidamente a imagem de Deus no homem foi se degradando. Vimos, na parte anterior deste estudo, que Deus não puniu Caim com a morte após o homicídio de seu irmão, e, na verdade, até o protegeu para que ele não fosse morto por alguém. O Senhor declarou que "qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado" (Gênesis 4:15).

O Senhor havia tentado convencer Caim da necessidade de proceder bem e dominar sobre o pecado, mas não podia impedi-lo de pecar, retirando dele o livre arbítrio. Ora, você é livre para pecar, se assim o quiser. Os pais de Caim e Abel haviam escolhido este caminho da desobediência, e as consequências foram sentidas por toda a descendência de Adão e Eva.

Ocorre que, quanto mais os homens  mergulhavam no pecado, mais se afastavam de Deus, e seus corações mais e mais se obscureciam, se tornando endurecidos para a voz do Espírito Santo.
"...porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos..." (Romanos 1:21,22)
Vamos voltar para Gênesis 4, um texto que mostra a humanidade logo após o pecado. No versículo 19, um descendente de Caim, chamado Lameque já demonstra a prática da poligamia. Além disso, Lameque usa as palavras que Deus usou quando protegeu Caim para justificar os seus próprios homicídios:
"E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar. Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete." (Gênesis 4:23,24)
A falta de punição sobre o homicídio de Abel, praticado por Caim, estava sendo usada como justificativa para dois homicídios, inclusive, um deles por motivo fútil: Lameque recebeu uma pisada, e matou o jovem. De fato, a palavra hebraica aqui é yeled, que quer dizer "criança". Lameque havia matado uma criança por ter pisado nele.

Isto mostra o terrível nível de violência na qual a terra se encontrava apenas 5 gerações após o pecado ter entrado no mundo. Por outro lado, uma linhagem de justos começou a invocar o nome do Senhor, a partir de Sete, o filho que Deus concedeu a Adão e Eva no lugar de Abel (Gênesis 4:26).

Com o passar dos anos, a iniquidade atingiu seu ápice, até ao ponto de que toda a humanidade se corrompeu pelo pecado:
"O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal... 
A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra." (Gênesis 6:11-12)
Satanás, o anjo caído, havia conseguido seu intento: a imagem de Deus no homem havia sido destruída, não havia mais amor, bondade, misericórdia, paciência, fé, etc. Ao invés de ser a imagem de Deus, o homem, agora, era imagem do diabo. Jesus disse que ele é homicida desde o princípio, e foi isto que o homem se tornou.

A necessidade do dilúvio


Deus é um Bom Deus... Ele é uma Pessoa boa, cheia de misericódia e pronto a perdoar. No entanto, ao homem foi entregue o domínio sobre a terra, e Deus não pode voltar atrás em Sua Palavra. O homem continuava com o domínio, no entanto, seus pensamentos se voltavam para o mal. Com o passar do tempo, isto acabaria por destruir toda a humanidade.

Já vimos que Lameque matou até mesmo uma criança, e ainda falou que seria vingado "setenta vezes sete" caso alguém o ferisse. Devido à banalidade dos homicídios (fora outros tipos de pecado), havia sério risco de que, caso ninguém desse ouvidos a voz de Deus, a humanidade se auto destruísse sem que houvesse possibilidade de arrependimento.

Particularmente, creio que Deus esperou até o último momento pra executar a ira sobre os homens. Se calcularmos o tempo que levou até o dilúvio, veremos que foram, aproximadamente, 1600 anos do nascimento de Adão até este evento. Deus foi muito paciente com o homem e concedeu a última chance: a construção da arca!

Em 1 Pedro 3:20, o apóstolo fala sobre a paciência que Deus teve enquanto a arca era construída, pois levou décadas para que o grande barco fosse terminado. Devemos lembrar que a arca era muito grande e que provavelmente apenas Noé e sua família participaram da sua construção. A humanidade falava uma mesma língua e habitavam em um só continente. Tudo isto mostra que todos souberam da existência da arca, e que, devido a isto, se tornaram susceptíveis de salvação.

Contudo, ninguém quis saber o porquê daquele enorme barco (ou, se quis, não acreditou em Noé), e, desta forma, a arca "condenou o mundo" da época (Hebreus 11:7).

Algo semelhante ocorrerá nos últimos tempos. Devido à iniquidade do homem dos tempos do fim, haverá grandes tribulações, mas por nossa causa, Deus abreviará o tempo:
"E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias." (Mateus 24:22)
E, hoje em dia, através da Igreja, a salvação em Jesus Cristo é anunciada a toda humanidade em toda a terra. No entanto, chegará o tempo da ira divina sobre o pecado. Mas Deus espera, pacientemente, até que todos "entrem na arca", ou seja, todos aqueles que crerão no Seu Filho tenham a oportunidade de ouvir o evangelho e serem salvos da ira.
"Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." (Romanos 5:9)

A arca representava Cristo


Meu amigo, o Deus Criador é uma Boa Pessoa, mas é perfeitamente puro, santo, e não pode habitar com o mal. Um dia, mais cedo ou mais tarde, Jesus voltará para julgar as nações, e se dependermos de nossas próprias obras pra sermos salvos, estaremos perdidos, pois mesmo praticando boas obras, ainda temos pecados.

Jesus é esta arca, através da qual Deus nos oferece a salvação da ira futura. Para entrar nesta arca, basta crermos no sacrifício do Filho de Deus, Jesus Cristo, pois, assim como aconteceu com o mundo antigo, acontecerá no mundo futuro: Deus vai impedir que os homens se destruam a si mesmos e ao planeta.

Creia na mensagem do evangelho e receba Jesus como seu Senhor (dono) e Salvador.

Que a paz do Senhor Jesus Cristo seja com o seu espírito. Amém.

Pr. Wendell Costa


Amor - A Verdadeira Natureza de Deus - Parte 7

4 comentários:

  1. Bela explanação Pastor Wendell. Que o Senhor continue te inspirando para nosso aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. Aprendendo mais e mais sobre o grande amor de Deus. A porta da nossa arca (Jesus) está se fechando. Vamos anunciar para que os últimos entrem pela porta. Deus o abençoe, pastor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade irmã Bruna. Jesus é todo o amor de Deus concentrado em uma pessoa! Vamos aproveitar este amor.

      Excluir

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...