segunda-feira, 26 de março de 2018

Andando em Espírito 4 - Fruto do Espírito: Amor


A partir desta aula, entraremos em uma nova fase de nosso estudo sobre como andar em espírito, pois iniciaremos o estudo sobre o fruto do espírito, descrito em Gálatas 5:22. Neste verso, o apóstolo Paulo, pelo Espírito Santo, faz o contraste entre as obras da carne (versos 19 a 21) e o fruto que é dado quando se anda em espírito.
"Mas o fruto do espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." (Gálatas 5:22)
Iniciaremos nosso estudo pelo primeiro "fruto" que é o amor. Na verdade, a palavra fruto está no singular e não no plural. Muitas pessoas acabam chamando de "frutos" do espírito, o que não tira o sentido da afirmação, mas o termo "fruto" pode ser entendido como o resultado da atuação do nosso espírito através de nossas almas e corpos.

O Amor é um Sentimento?


Se nós olharmos o significado da palavra "amor" em um dicionário de português, veremos uma diversidade de sentidos que vão desde atração sexual até a filantropia, contudo, o amor enquanto fruto do espírito não tem absolutamente nada haver com desejo sexual ou mesmo desejo por coisas materiais (por exemplo: "fulano tem amor por carros").

Assim, precisamos entender o amor dentro do contexto bíblico para podemos andar de acordo com ele. Apesar de o amor se manifestar como um sentimento, na verdade, o amor precisa estar fundamentado sobre o conhecimento. Vejamos o versículo que nos dá esta base:
"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor."
(1 João 4:7-8)
Antes de tudo, vemos, com base no verso acima, que o nosso Deus é a fonte do amor, pois Deus não possui amor, Ele é amor! Isto nos mostra que o amor bíblico não poderia ser ensinado pelo mundo, pois este mundo material no qual vivemos jaz no maligno, e não conhece a Deus.

O verdadeiro amor só pode ser compreendido por aqueles que já se converteram a Cristo e nasceram de novo. Infelizmente, muitos cristãos, mesmo tendo nascido de novo, não possuem conhecimento de Deus para compreenderem o amor e atribuem a Deus comportamentos que eles jamais aceitariam se vissem em um ser humano (por exemplo: acreditar que é Deus quem coloca doenças nas pessoas para lhes "ensinar" alguma coisa).

Este estudo não tem o propósito de entrar completamente neste tema da verdadeira natureza divina, mas indico o meu estudo sobre o tema "Amor - A Verdadeira Natureza de Deus" (link para a parte 1), que está aqui neste blog, apesar de ainda não estar completo.

Bem, além de precisarmos nascer de Deus para podermos andar no verdadeiro amor bíblico, é necessário uma segunda coisa: conhecer a Deus, já que Ele é o amor (bíblico).

Precisamos meditar nas Escrituras que revelam como é o amor de Deus para que possamos agir baseados nestas passagens que nos ensinam quem nós somos, afinal de contas, quando nascemos de novo, recebemos uma nova natureza em nossos novos espíritos.

A Importância do Amor


Passaremos a estudar, agora, uma das mais famosas passagens bíblicas que fala sobre o amor: o 13º capítulo da carta do apóstolo Paulo aos Coríntios. Esta carta foi escrita para uma igreja que enfrentava muitos problemas de contendas e divisões (1 Coríntios 1:11, 3:1-3), mas, apesar de serem cristãos carnais, eram objetos do amor de Deus, e o Senhor, através de Paulo, revela coisas tremendas sobre Quem verdadeiramente Ele é!
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria."
(1 Coríntios 13:1-3)
Primeiramente, precisamos entender que não é uma coincidência o fato do amor ser o primeiro item da lista. De fato, muitas pessoas afirmam que o fruto do espírito é apenas o amor, sendo que os demais itens da lista são apenas características deste amor. Contudo, apesar de ser algo interessante, isto não é verdade, pois Paulo separa a fé do amor e os compara um com o outro (1 Coríntios 13:13).

De qualquer forma, a Bíblia textualmente afirma que o amor é o cumprimento da Lei (Romanos 13:10), e podemos entender que realmente o amor bíblico resume todo o fruto do espírito. Vamos entender mais um pouco sobre a importância do amor usando por base os versos citados acima.

Sem amor somos como metal


O primeiro verso de 1 Coríntios 13 afirma que sem o amor somos como "metal que soa ou como o sino que tine", ou seja, é algo que faz barulho definido, inteligente, contudo, não tem vida verdadeira em si mesmo.

A palavra original grega que foi traduzida como "metal", na verdade, significa "cobre". O cobre é um metal não nobre, que não é muito rígido, sendo facilmente moldado de acordo com a temperatura ou pressão que se coloque nele. Isto mostra que, se não agirmos em amor divino, seremos moldados pelas pressões do mundo.

O mundo caído sempre irá tentar nos modelar de acordo com sua cultura ímpia e o amor de Deus em nós precisa ser a base de nosso caráter de forma a impedir esta modelagem mundana. O amor trará estabilidade.

Já no segundo verso, aprendemos que, apesar da fé ser tão importante e nossa salvação vir através dela, a fé não supera o amor, e sem o amor, de nada adianta ter uma super fé de forma a vencer grandes barreiras. Ao longo da história, temos exemplos de muitas pessoas que acreditaram em seus ideias e perseveraram neles, obtendo sucesso em suas ideias. Contudo, não estavam movidas por Deus e todo aquele esforço de nada adiantou, pois não produziu salvação na humanidade.

O verso 3 mostra que, mesmo que eu faça grandes sacrifícios por meus ideais, isso não será contado por Deus quando estivermos diante d'Ele para o julgamento, sendo necessário sermos motivados e movidos pelo amor de Deus para que nossos esforços sejam válidos e possamos receber o galardão.

Agora que já entendemos um pouco sobre a importância de darmos o fruto do amor, passemos a meditar sobre como é este amor divino.

As Características do Amor


Quero enfatizar que a descrição do amor que temos em 1 Coríntios 13 não se refere aos tipos de amor humanos, mas sim ao amor de Deus, ou seja, não temos condições de andar naquele nível se não estivermos em Cristo, além de quê precisaremos sacrificar nossa carne para que nosso novo espírito possa dominar nosso coração.

Para entendermos quem Deus é, precisamos entender a Sua principal característica: o amor. O idioma grego possuía 4 palavras para descrever o amor, sendo que a palavra usada em nosso texto estudado é agápe que se refere a um amor de conotação não sexual e não ligado diretamente a parentesco.

Passemos a meditar sobre as características do amor de Deus:
"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece." (1 Coríntios 13:4)
Neste primeiro verso, cada palavra usada para descrever o amor poderia levar muito tempo para ser explicada, portanto, farei um resumo mais geral, e caberá a você pesquisar mais sobre elas.

Sofredor (grego: makrotymeo)


Significa que o amor é capaz de suportar sofrimentos por mais tempo, também poderia ser traduzido como longanimidade (de "longo ânimo"), paciência, capacidade de não perder as estribeiras facilmente. Também significa ser lento para vingar ou punir. Deus vem suportando as maldades humanas desde que o pecado entrou no mundo, além disso, vem sendo lento para punir os pecados e ainda demonstra paciência aguardando que as pessoas ouçam o evangelho e se arrependam. Quando nos arrependemos, Ele nos recebe de braços abertos e esquece nossos pecados.

Benigno (grego: chresteyomai)


Significa ser manso, suave, amável, etc. Bem, neste ponto a grande maioria das pessoas, principalmente os cristãos, se equivocam completamente ao terem a errônea ideia de um Deus geralmente revelado como muito agressivo. Esta ideia vem de uma falta de entendimento sobre a Velha Aliança e como Deus se revelava nela. Como já falei anteriormente, não dá pra explicar tudo aqui, mas vamos ficar com o que a Palavra revela sobre Deus (leia meu estudo sobre a Verdadeira Natureza de Deus e creio que ajudará você a compreender melhor).

O amor de Deus é manso e amável e é assim que nós somos em espírito, pois fomos recriados à Sua imagem. Iras, irritação, impaciência, etc. são coisas que não vêm do amor de Deus.

Não invejoso (grego: zeloo)


Esta palavra grega "zeloo" é nossa conhecida, pois temos a palavra "zelo" em português, embora não tenha o mesmo sentido. Neste sentido usado aqui (negativo), significa arder em ciúmes ou ter inveja. O amor de Deus não deseja o mal das pessoas, mas sim o bem. O desejo do Senhor para nós é que tenhamos vida plena em tudo, contudo, o pecado não tratado irá trazer a justa ira de Deus sobre seu agente. Deus quer sempre o nosso melhor.

Precisamos ter esta mesma atitude em nós, não agindo movidos por inveja ou ciúmes, mas em amor, buscando sempre o melhor para nosso próximo, assim como queremos para nós.

Não trata com leviandade (grego: perpereuomai) e não se ensoberbece (grego: phisioo)


Juntei estes dois porque possuem sentido semelhante em grego, sendo que o primeiro termo significa se exaltar ou se vangloriar. Já o segundo significa inflar ou inchar no sentido de ser arrogante ou orgulhoso.

O amor de Deus busca servir e vemos isto no caráter de Jesus pois veio para servir e não para ser servido.
"Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." (Marcos 10:45)
No mundo as pessoas se vangloriam por qualquer coisa. Se o indivíduo é um pouco mais inteligente ou experiente, se é mais rico ou poderoso, se é mais forte ou bonito, se sente mais importante que os demais, sendo este um sentimento carnal. Tudo recebemos de Deus e quando partirmos daqui, tudo ficará (coisas físicas). O amor de Deus nos leva à humildade, pois reconhecemos que tudo o que somos ou temos vem d'Ele e deve ser usado para glorificar ao Pai e a Jesus, bem como pra ajudar as pessoas a encontrarem a salvação.

Embora em português algumas destas características tenham sido traduzidas como adjetivos, em grego, todos os termos são verbos, ou seja, expressam ação. O amor não é algo "parado", é uma coisa que precisa ser traduzida em ações. Assim como a fé sem obras é morta, o amor de Deus precisa se traduzir em atitudes que demonstrem que estamos fluindo em amor.

Imitadores de Deus


Assim como Cristo é a imagem exata do Pai, também fomos chamado para andarmos nas mesmas pisaduras de nosso Senhor e Rei: Jesus. Deus nos torna novas criaturas a fim de quê O possamos servir de coração andando em amor:
"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
E andai em amor
, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave."
(Efésios 5:1-2)
Deus derramou o Seu amor em nossos corações nos dando o Seu Espírito para que possamos, também, andar desta mesma forma. Este amor não vem de nós mesmos, e é preciso haver sacrifício do seu eu natural (o que chamo de "eu-corpo") para que nosso espírito possa manifestar Cristo em nossos corpos mortais.

Conclusão


Não nos tornamos maduros em amor da noite para o dia, mas este é um processo contínuo de aprendizado e crescimento. Na próxima aula, ainda dedicaremos tempo para conhecer o amor de Deus, de forma a podermos andar nele.

Que a paz do Senhor seja com o seu espírito. Amém.

Pr. Wendell Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...