segunda-feira, 19 de março de 2018

Andando em Espírito 3 - Ressuscitados com Cristo


Ao nos convertemos a Cristo, ocorre um milagre dentro de nós: o novo nascimento. Este nascimento é algo invisível que ocorre no âmbito do espírito. Apesar de sentirmos algo "diferente" - muitos falam sobre uma paz e uma alegria interior - não dá para nós apalparmos este novo espírito que surge. Isto é algo que precisamos conhecer através da Palavra, conforme ministrado na lição anterior.

As Escrituras nos revelam a verdade sobre o que acontece dentro de nós, em nosso espírito, quando da nossa conversão, e é este o tema de nosso estudo de hoje. Além disso, veremos algumas coisas mais sobre que atitudes tal conhecimento deve gerar em nós.

O Novo Nascimento


Jesus falou sobre esta questão no evangelho de João, capítulo 3. Ali, nosso Mestre falava com um outro mestre judeu chamado Nicodemos. Vejamos:
"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (João 3:3)
Observe que, para poder ver o Reino de Deus, que é um reino espiritual, é necessário passarmos por este milagre que chamamos de "novo nascimento". Jesus não trouxe uma nova religião, mas sim uma nova cidadania: uma cidadania de um reino que, neste momento, é invisível aos nossos olhos naturais, que é o Reino de Deus, um reino que não é deste mundo (João 18:36).

Nosso espírito se torna uma nova criatura, recriado pelo Espírito Santo diretamente dentro do Reino de Deus.
"Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo." (Tito 3:5)
Fomos regenerados, ou seja, gerados de novo pelo Espírito Santo. Obviamente, este processo não ocorre em nossos corpos, pois claro é que não mudamos fisicamente quando nos tornamos seguidores de Jesus.

Intelectualmente, ou seja, a nível de "alma", apenas damos o primeiro passo nesta caminhada de fé, não havendo transformação instantânea em nosso entendimento. Tal transformação é gradativa.

Lembro que, quando me converti a Cristo, apesar de ter sentido algo diferente em meu coração, não podia compreender o que tinha ocorrido, apenas achei aquilo tudo muito bom. Antes de minha conversão, eu sentia uma espécie de vazio dentro de mim, mas não compreendia o porquê, cheguei a acreditar que o tal "vazio" era pelo fato de eu não ser uma pessoa religiosa.

Contudo, não é uma simples religião, com seu conjunto de doutrinas e regras, que preenche o vazio do coração do homem, mas sim Deus é quem o faz. O homem foi criado para conter Cristo dentro de si.

Gradativamente, na medida em que conhecia as Escrituras, fui compreendendo o que havia ocorrido, e por consequência, este entendimento foi gerando em mim atitudes "de dentro pra fora", cada vez mais alinhadas com esta nova realidade espiritual. Assim, pude experimentar a justiça, paz e alegria que são parte inerente do Reino de Deus.

Assentados nas Regiões Celestiais



Conforme já ensinei anteriormente, não podemos depender de nossos sentidos físicos (os quais são parte dos nossos corpos), nem dos sentimentos e emoções da nossa alma para conhecermos e compreendermos o mundo espiritual. É necessário um "espelho", que é a Palavra de Deus, para que possamos nos enxergar como somos no nível do espírito.

Quando Deus nos salva, Ele cria em nós um espírito que já faz parte do Reino de Deus, e nos faz assentar com Cristo em lugares espirituais, os quais não vemos, nem sentimos, nem cheiramos, etc.
"Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;"
(Efésios 2:5-6)
Quando lemos o livro de Efésios, desde seu capítulo primeiro, observamos que esta parte inicial desta epístola revela muita coisa sobre como somos e onde estamos no nível do espírito. Veja que o tempo verbal usado é o passado, isso na grande maioria das vezes, sendo que, em algumas outras, é usado o tempo presente.

Quando lemos que Deus "nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo", se dependermos dos nossos sentidos naturais, vamos achar que isto tudo não passa de algo figurado, ou seja, não é uma realidade.

No entanto, quando compreendemos a diferença entre o espírito, a alma e o corpo, nossos olhos podem ser abertos para enxergar quem nós somos, e tudo o que temos nesta nova realidade espiritual. Nosso espírito já está assentado, em Cristo, reinando com Ele. Longe de ser algo figurado, o texto fala de uma realidade espiritual.

Como andarmos em espírito se não compreendemos a realidade do espírito? Não haverá como fazermos isso. É necessário, primeiramente, entender que nosso espírito está assentado em Cristo, acima de todo sofrimento e mal deste mundo e que Deus já proveu tudo para nós, sendo isto uma realidade espiritual, ou seja, isto é um fato e não algo figurado.

Buscando as Coisas de Cima


Uma vez que o nosso espírito foi regenerado - recebemos um novinho em folha - e que este espírito está em Cristo, assentado nas regiões celestiais, precisamos levar nossa alma, ou seja, nossa mente e emoções para esta mesma realidade espiritual. Precisamos buscar trazer esta realidade do espírito, primeiramente, para nossa mente.
"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;"
(Colossenses 3:1-2)
Os valores do Reino de Deus devem ocupar a nossa mente, e nossos esforços devem ser direcionados para experimentarmos a realidade maravilhosa do Reino Eterno do Senhor. Conforme já vimos na primeira parte deste estudo, não podemos obter o Reino de Deus manifestado em nossas vidas simplesmente praticando certas obras ou rituais. Ou seja, não podemos desfrutar da realidade das coisas apenas buscando ver a "sombra" delas, mas sim, vendo-as como efetivamente são.

Já vimos, na primeira lição, que os rituais e obras religiosas do Velho Testamento eram apenas sombras de algo que haveria de vir, e que a realidade das coisas se encontra em Cristo, e em forma espiritual.

O verbo grego traduzido para "pensai", no verso 2 acima citado, é fronêo que significa, dentre outras coisas, "direcionar a mente para algo, buscar ou esforçar-se por algo". Nós temos a capacidade de direcionar nossos pensamentos e desejos para qualquer coisa que quisermos, bastando para isto, que coloquemos o devido valor nela.

Em Mateus 6:21, Jesus disse que onde colocássemos o nosso tesouro, ali também estaria nosso coração. Isto mostra que nós podemos direcionar o nosso coração, e por consequência, nossos sentimentos, ideias, planos, etc. Basta que dediquemos tempo e esforço àquilo. Se valorizarmos as coisas de Deus, dedicaremos mais tempo pra o Senhor, e abriremos mão das coisas que não trazem edificação. Assim fazendo, nosso coração será direcionado às coisas do alto.

Abençoados com Todas as Bênçãos


Por falar em "dar valor" às coisas do alto, cheguei à conclusão que, por não vermos as riquezas espirituais, não damos a elas o devido valor. Mas se você meditar um pouco sobre este tema, poderá entender que, na verdade, as pessoas buscam as riquezas materiais pela necessidade de riquezas espirituais. O lado espiritual sempre tem preeminência, apesar disto ser, em geral, inconsciente.

Os homens buscam bens materiais para terem suas necessidades básicas supridas, mas além disso, desejam ter felicidade, segurança, paz, alegria, reconhecimento, desejam se sentir amadas, etc. Contudo, todas estas coisas já estão disponíveis em Cristo, de forma gratuita e plena no âmbito do espírito.
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;" (Efésios 1:3)
Quando lemos o termo "bênçãos espirituais", não compreendemos bem a que isto se refere. Geralmente, é associado a coisas como ter paz, alegria, etc. contudo, a palavra bênção, no contexto bíblico, se refere a algo bem mais abrangente. Vamos analisar o que esta palavra "bênção" trazia à mente daqueles que a conheciam desde o Antigo Testamento.

No livro de Gênesis, capítulo 27, temos aquela passagem onde Rebeca ajuda Jacó a roubar a bênção do seu pai Isaque. Se vermos o conteúdo desta bênção, poderemos compreender o potencial que existe em uma bênção:
"Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto.
Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem."
(Gênesis 27:28-29)
A bênção que Isaque ministrou sobre Jacó fez com que a nação de Israel fosse escolhida para ser aquela que geraria o próprio Rei dos reis, Jesus Cristo, sendo uma bênção que produzirá efeitos por toda a eternidade! Através desta bênção, riquezas materiais e imateriais foram reservadas para o povo de Israel. Se Israel não tivesse se afastado do seu Deus, eles seriam, certamente, a nação mais poderosa da terra, além de a mais rica.

Veja que tudo está na bênção! Termos sido abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais não significa apenas que temos paz e alegria, mas sim que temos simplesmente tudo o que Deus Pai deu a Cristo, ou seja, poder, autoridade, prosperidade, saúde, e um reino eterno de paz e alegria que jamais passará. Tudo isto está nesta bênção espiritual: é real, contudo, invisível, mas que pode e deve se manifestar aqui neste mundo, ainda que não de forma plena, pois o mundo não está em Deus, mas no maligno. A plenitude desta bênção se manifestará quando da vinda do Senhor Jesus à Terra.

Coração Iluminado


Imagine que você está em um quarto escuro. Neste quarto existem móveis, roupas, objetos espalhados pelo chão, e assim por diante. Se você tentar caminhar por ele, poderá esbarrar em alguma coisa ou mesmo quebrar algum dos objetos. Contudo, se você consegue acender a luz, verá tudo muito bem e poderá dispor dos objetos como queira.

Minha pergunta é: quando tudo estava escuro, os objetos estavam lá? Obviamente, você responderá que sim. Mas, apesar de estarem todos os objetos lá, você teria bastante dificuldade em dispor deles, isto porque estava escuro e você não conseguia enxergar e manipular corretamente os objetos.

A mesma coisa acontece quando não compreendemos o que a palavra de Deus nos ensina sobre a realidade do espírito, as bençãos espirituais e quem nós somos em Cristo. Estaremos como alguém que está andando no escuro e não consegue dispor das coisas que já estão lá mas que estão invisíveis.

Por isso, é necessário acendermos a luz para que possamos enxergar aquilo que já é nosso através de Jesus Cristo. Esta era a oração do apóstolo Paulo pela igreja de Éfeso:
"Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: (...) Tendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;" (Efésios 1:16-18)
Podemos ver que o apóstolo não orava para que Deus abençoasse os efésios, mas sim, para que Deus iluminasse o coração deles, de forma a que eles compreendessem o que já lhes era dado em Cristo. A partir do momento em quê você conhece as "riquezas da glória" e o "poder" disponíveis em Cristo, você poderá começar a dispor deles para poder cumprir a sua missão aqui na terra de forma primorosa.

Conclusão


O novo nascimento nos elevou a mais alta posição em espírito, sendo que, para que possamos dispor das bênçãos espirituais que nos foram dadas, é necessário termos o nosso coração iluminado pela revelação do Senhor.

Vamos compreender mais sobre as características da nova criatura nas próximas lições. Que a paz do Senhor seja com o teu espírito. Amém.

Pr. Wendell Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...