segunda-feira, 12 de março de 2018

Andando em Espírito 2 - Guiados pela Palavra


Como podemos andar em espírito? Será que alguém espiritual é aquela pessoa que está o tempo todo sentindo amor, alegria, paz, paciência, etc.? Ou será que precisamos agir mesmo quando não sentimos vontade de fazer o que a Palavra manda?

Quando eu me converti a Cristo, sofri muito quando percebi que as vontades pecaminosas ainda continuavam em mim, cheguei a duvidar de que realmente havia ocorrido alguma mudança efetiva, pois, apesar de eu desejar servir ao Senhor, os sentimentos eram misturados.

Nesta lição de hoje, veremos que andar em espírito não significa ser guiado pelos sentimentos, mas sim pela Palavra de Deus!

A Luz que Ilumina Nosso Caminho


Não é possível tocarmos no mundo espiritual com nosso corpo físico, tampouco nossos sentimentos e emoções revelam a verdade sobre o Reino de Deus, nem sobre o império do adversário. Por que é assim?

O mundo espiritual é uma realidade separada do mundo físico e é regido por outras leis; as leis da natureza não funcionam no mundo espiritual, e nem mesmo nosso intelecto foi criado com a capacidade de compreender esta outra dimensão em sua forma plena. Para isto, Deus nos deu um espírito, o qual é um ser pertencente à realidade espiritual e é capaz de compreender as coisas espirituais.

Assim, para que possamos agir de acordo com o novo espírito recebido de Deus, precisamos do conhecimento e sabedoria revelados pela Palavra.
"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." (Salmos 119:105)
Muitas pessoas vêem este versículo como algo puramente poético, quando, na verdade, ele fala de algo muito prático: é a Palavra que nos ilumina o mundo invisível, nos mostrando como precisamos agir no nosso dia a dia.

O mundo em que vivemos é um mundo de escuridão espiritual, as pessoas buscam toda sorte de orientações e conselhos em fontes espirituais que são malignas, já outras pessoas ignoram a realidade espiritual à sua volta e vivem completamente alheios à existência de Deus, espíritos, anjos, demônios, etc.


Imagine que você está em uma floresta perigosa, com diversos animais peçonhentos, tais como cobras, aranhas, insetos, etc.; além disso, está de noite e sem lua cheia. Que situação mais assustadora, não é? Além disso, você está com fome, mas ficou paralisado por não conseguir nem ao menos caminhar. De repente, você descobre que está com uma lanterna militar na sua mochila, e quando você a acende, consegue enxergar tudo muito bem ao seu redor. Além disso, a luz forte espanta muitos animais que estavam cercando você!

Esta ilustração acima mostra bem como funciona a Palavra de Deus neste mundo de escuridão: os espíritos malignos que nos cercam são expostos, e mais que isto, eles fogem diante da forte luz de Cristo que está em nós. O comportamento humano também é exposto revelando que tipo de espírito está por trás das ações dos homens.
"Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos." (1 João 2:11)
Quando somos manipulados pelos sentimentos, e não guiados pela palavra, podemos estar andando em trevas espirituais, esquecendo-nos de quem Deus é e de quem nós somos em espírito. O verso acima mostra que, ao andarmos segundo a carne e odiarmos nossos irmãos, agimos como alguém que está sem a lanterna em uma floresta escura, a qualquer momento, poderá ser atingido por um escorpião ou serpente, e nem ao menos saberá o que o atingiu!

Um Espelho para o Mundo Espiritual


Uma outra forma de enxergar a Palavra de Deus é vê-la como um espelho que nos mostra quem somos em espírito.
"Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era."
(Tiago 1:23-24)

Quando ouvimos ou lemos a Palavra de Deus, enxergamos a verdade sobre o mundo espiritual ao nosso redor, e estas verdades devem nos levar agir de acordo com as revelações que recebemos. Tiago nos alerta para o fato de que se ouvirmos a Palavra e não obedecemos é como se estivéssemos olhando em um espelho para nosso rosto, e após sairmos da frente do espelho, nos esquecemos de como somos.

O apóstolo Paulo também fala sobre o fato de que hoje nós vemos a Deus e as verdades sobre o reino espiritual através de um espelho.
"Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido." (1 Coríntios 13:12)
A palavra grega traduzida para "enigma" - αἴνιγμα (ainigma) - quer dizer "algo dito de forma obscura". Definitivamente, isto não quer dizer que a Palavra de Deus seja obscura, mas sim que, estando nós neste mundo de trevas, a Palavra não fica tão clara em nossas mentes, tendo em vista que nascemos e crescemos neste mundo de pecado, sendo que o aprendizado da Palavra é gradativo. Este mundo jaz no maligno e não em Deus.

É interessante notar que, na época bíblica, os espelhos não eram tão bons quanto os que temos hoje, pois eram mais semelhantes há uma panela inox bem polida. Ou seja, a imagem refletida nos espelhos de então não era tão perfeita como as que temos hoje.

Assim também acontece quando enxergamos a realidade espiritual através da palavra de Deus, a nossa visão do mundo espiritual será melhor à medida em que vamos adquirindo conhecimento de Deus revelado pelas Escrituras Sagradas. Quanto mais nós formamos em nossa mente a imagem mais e mais nítida do mundo espiritual, mais teremos condições de andar em espírito.

Não Andando por Vista nem por Emoções


Cheguei a achar que quando fosse alguém espiritualmente maduro, eu não seria mais afetado por sentimentos negativos, tais como angústia, medo, frustração, etc. Contudo, o fato de você se tornar mais e mais maduro na fé não significa que deixará de ter sentimentos. Os sentimentos fazem parte de nossa natureza, sendo reflexos dos sentimentos do próprio Deus.

Nosso Senhor Jesus Cristo, cordeiro imaculado do Pai, também teve sentimentos de medo e angústia ao se aproximar do momento em que levaria os pecados de toda a humanidade na Cruz do Calvário:
"E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se.
E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai."
(Marcos 14:33,34)
Ora, se nosso Mestre e Senhor, o qual nunca pecou, passou por sentimentos assim, quem somos nós para querermos estar acima de qualquer angústia ou sentimento? Contudo, Jesus não se moveu por eles, pois clamou ao Pai por socorro, e, sendo atendido, foi fiel até a morte!

Isto mostra que alguém que é espiritual não é alguém desprovido de sentimentos e emoções, mas sim alguém que segue em frente, guiado pela Palavra, e busca ao Senhor por socorro em tempo de necessidade.

Vivendo Pela Fé


Assim sendo, amados do Senhor, andar em espírito, essencialmente, significa andar por fé, olhando para coisas espirituais através do espelho da Palavra e não sendo guiados pelas circunstâncias ao nosso redor (mundo físico), nem pelos sentimentos e emoções da alma (mundo psíquico).
"Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor;
Porque andamos por fé, e não por vista."
(2 Coríntios 5:6-7)
A nossa fé precisa ser sobre a Palavra de Deus, que revela a verdade sobre tudo. Esta fé viva nos leva a agir com base em algo muito firme. A fé não é um "tiro no escuro", mas é exatamente o contrário: é uma atitude certeira sobre algo que foi iluminado em seu coração pela revelação do Espírito Santo.

Muitas pessoas no mundo dizem que tem fé, contudo, ao olharmos para as suas vidas, observamos que elas não obedecem ao evangelho, são guiadas pelas circunstâncias e sentimentos, se desesperam frente às adversidades e temem a morte física. O que demonstra que, realmente, tais pessoas não tem fé, pelo menos, não a fé bíblica, que é gerada pela Palavra de Deus quando ilumina nosso coração.
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10:17)
Quando olhamos para o espelho espiritual da Palavra de Deus e contemplamos quem somos em Cristo, esta imagem irá nos levar a agir de forma diferente da forma do mundo. Obviamente, como já falado, esta imagem irá se tornar mais e mais clara, na medida em que dedicarmos tempo para "ruminar" (meditar) nas revelações, e também nos afastarmos da má influência do mundo pecaminoso.

Conclusão


Andar em espírito significa, essencialmente, andar pela fé na Palavra de Deus, crendo nela e, como consequência, agindo de acordo com ela.

O escritor aos Hebreus assim resume a atitude de Moisés quando fugiu do Egito: "porque ficou firme, como que vendo o invisível" (Hebreus 11:27). Esta imagem da realidade da Palavra vai se tornando mais e mais concreta dentro de nós, em nossa alma, e nos levará a produzir ações correspondentes.

Que a graça do Senhor seja com o teu espírito. Amém.

Pr. Wendell Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...