terça-feira, 26 de setembro de 2017

Onde Está o Teu Coração?


Antigamente eu achava que nós não tínhamos nenhum controle sobre o nosso coração e, portanto, teríamos que segui-lo ou contê-lo dependendo do que ele (o coração) estivesse querendo fazer. No entanto, após muitos anos meditando na Palavra de Deus, e especificamente após receber um ensino de Andrew Wommack chamado "How to Prepare Your Heart" (Como Preparar o Seu Coração), eu aprendi que o coração não é assim tão aleatório. É possível nós controlarmos nosso coração. Vamos aprender um pouco sobre isso.

Enganoso é o Coração...

Antes de prosseguir, quero comentar rapidamente sobre o versículo abaixo:
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9)
Sem a presença de Deus dentro de si, o homem se tornou maligno, e o seu coração se tornou obscuro, e perverso. Para resolver este problema, Deus enviou seu Filho Jesus que morreu na cruz em nosso lugar e permitiu o milagre do "novo nascimento" falado por Jesus em João 3:3.

Agora, se você é cristão "nascido de novo" pela fé em Jesus Cristo, você desfruta de um novo coração!
"E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne." (Ezequiel 36:26)
Desta forma, com este novo coração, podemos, de forma gradativa, nos tornar mais e mais semelhantes a Cristo, voltando a ser imagens de Deus na terra.

Pois bem, como fazer para conduzirmos nosso coração por este novo caminho de vida junto a Deus? Vamos responder a esta pergunta hoje!

Onde está o nosso tesouro?

Vamos ver o que o nosso Mestre Jesus nos ensina sobre esta coisa de tesouro:
"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."
(Mateus 6:19-21)
Será que Jesus não quer que a gente tenha nada de valor neste mundo? Creio que não, pois Ele mesmo falou que se pedíssimos bens ao Pai, Ele nos daria (Mateus 7:11). Mas o que o Senhor está ensinado aqui é sobre como colocar nosso coração nas coisas certas.

Todos temos muitos desejos, pois somos bombardeados, desde criança, com toda sorte de produtos e ideias sobre o que comprar, o que ser quando crescer, etc. Assim, tendo em vista que recebemos todo tipo de semente (informações), nosso coração irá produzir todo tipo de desejo.

No entanto, não são os desejos que surgem em nosso coração que determinam o que é mais valioso para nós. O que determina o que realmente tem valor para nós é o quanto de esforço, tempo e dinheiro nós investimos naquilo!

Vou te dar alguns exemplos:

Vamos imaginar um menino que gosta muito de brincar com carros. Quando este menino cresce e vira um homem, ele não tem muita condição financeira, então, só possui um único carro. Mas Deus o faz prosperar e ele começa a investir este dinheiro, bem como tempo, em adquirir carros antigos e alimentar este "sonho de infância".

Bem, o coração deste homem começará a dar muito valor aos seus carros. Este será o seu tesouro! O seu coração estará nesses carros, ele os amará e sofrerá muito caso perca o seu "tesouro".

Agora, digamos que outra pessoa valorize muito os estudos, ela se dedica horas por dia para crescer na área acadêmica, boa parte do seu tempo é dedicado a isto, ela praticamente não tem muito tempo disponível para outras coisas. Advinhe o que será o seu tesouro?

Desta forma, tudo aquilo em que nós investimos tempo, esforço e, principalmente, dinheiro será o nosso tesouro, pois nosso coração será colocado em tais coisas.

Podemos Mudar o Nosso Coração?

De acordo com Jesus, a resposta é sim! Podemos mudar o foco do nosso coração. Para isso, basta dedicarmos tempo, esforço e dinheiro nas coisas corretas. Veja que Jesus orienta que:
"Não ajunteis tesouros na terra...Mas ajuntai tesouros no céu..." (Mateus 6:19-20)
Veja que depende de nossa atitude, nosso investimento. Você precisa parar de dedicar seu tempo/esforço/finanças às coisas mudanas. Ao mesmo tempo, investir tempo/esforço/finanças nas coisas do Reino de Deus. Seu coração irá seguir isso!

Medite um pouco sobre onde você gasta a maior parte da sua renda? Em quê você dedica mais tempo? No quê você dá o seu melhor? Nas coisas do mundo ou nas coisas do Reino de Deus?

Não se conforme com este mundo, pois tem valores totalmente invertidos dos valores de Deus. Jesus tem uma promessa maravilhosa para nós:
"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33)
Nosso Pai Celestial nos promete que, se O pusermos como prioridade em nossas vidas, Ele mesmo se responsabilizará por cuidar de nossas necessidades materiais.

No entanto, esta prioridade não pode ser apenas "de boca", mas em atitudes e em sinceridade.

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja com você. Amém.

Pr. Wendell Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...