quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Propósitos da Oração 2 - O Muito Falar


Talvez uma das áreas onde mais encontremos distorções no que diz respeito à vida cristã é exatamente na área de oração. Oração é algo muito bom, mas nem toda oração é agradável a Deus. Jesus falou algo muito importante sobre o real propósito de se orar...
"E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois GOSTAM DE ORAR..." (Mateus 6:5)
Se interrompermos o versículo aqui, notaremos que o que Jesus falou contradiz o que muitos cristãos pensam sobre oração, pois Jesus afirma que os hipócritas "gostam de orar"!

Nossa ideia é que, se alguém ora muito, significa que ela é uma pessoa espiritual, porém, não é bem assim. Se observarmos as religiões que existem no mundo, acredito que praticamente todas possuem alguma forma de oração. Inclusive, há religiões que são bem mais rígidas no que diz respeito a orações, como, por exemplo, o islamismo.

No entanto, nós que conhecemos a Jesus Cristo, sabemos que Deus não ouve tais orações, pois o Pai estabeleceu um Caminho para Ele mesmo: Seu Filho Jesus. Se continuarmos a ler o versículo que citei anteriormente, veremos que os hipócritas religiosos gostavam de orar, porém com a motivação errada:
"...pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, PARA SEREM VISTOS PELOS HOMENS." (Mateus 6:5)
E esta é a única recompensa que recebem, ou seja: ser visto pelos homens (mas não por Deus)!

A MOTIVAÇÃO CORRETA DA ORAÇÃO


Como vimos na parte 1 deste estudo, a nossa motivação deve ser desenvolver um relacionamento pessoal com o Pai, pois para isso mesmo foi que Jesus veio ao mundo, para "trazer muitos filhos à glória" (Hb 2:10). Assim, Jesus nos orienta a fazer de nossas orações um momento íntimo com nosso Pai:
"Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." (Mt 6:6)
Muitos religiosos vêem na oração algo do qual eles podem se exaltar sobre os outros, ou seja, chamam atenção para si mesmos para quererem se mostrar como pessoas mais espirituais:
"O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano." (Lc 18:11)
Soa até engraçado, para não dizer trágico, ouvir certas pessoas orando, pois alteram a voz e passam a usar um vocabulário estilo "bíblico", com palavras antigas e difícies, palavras que elas nem usariam em uma conversa, digamos, "normal". Eu sei do que estou falando, pois já fiz isso também!

Nossa oração irá refletir nosso relacionamento com Deus. Se Deus for alguém "distante", nossas palavras soarão artificiais; se for um relacionamento "pai e filho", elas vão demonstrar intimidade, respeito e amor.

O Pai não precisa que você fale com "palavras bonitas", usando um português antigo, ou que você altere sua voz para parecer mais bela. Não, Ele deseja que você abra seu coração, que busque conhecê-lo e servi-lo por amor (o amor virá quando você O conhecer verdadeiramente). O Pai deseja um relacionamento "Pai-filho" com você!

O MUITO FALAR


Um mito muito sério que foi introduzido na igreja é que para que Deus nos escute é necessário "orar muito" sobre alguma coisa.

Eu já cansei de ouvir esta frase de pessoas que vêm me pedir oração, e dizem que estão passando por um problema muito sério, e é necessário "orar muito", e insistem comigo para que eu "ore muito" por elas.

Sinceramente, eu tenho muitos motivos para orar, e se eu realmente fosse "orar muito" por cada pessoa que me pede isso, teria que parar de trabalhar, pastorear, não teria mais tempo pra minha família, etc.

Este princípio de que precisamos "falar muito" para sermos ouvidos por Deus é um princípio "pagão" e não cristão. Antes de mais nada, Jesus disse que os gentios é que:
"...pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos." (Mateus 6:7)
E logo depois, Jesus fala "Não sejam iguais a eles!" (Mt 6:8). Os "gentios" (ou "pagãos") são exatamente aqueles que não têm aliança nem relacionamento com o Pai, e portanto, não compreendem a Deus, nem sabem orar da forma correta.

Tenho certeza que por maiores problemas que você possa ter, nenhum se compara à morte. E imagine estar morto por 4 dias! Este era o problema que Lázaro, amigo de Jesus, estava passando (João 11). Jesus orou por Lázaro, pra o tirar desse "problema". Vejamos a oração que Ele fez:
"Pai, graças te dou, porque me ouviste." (João 11:41)
Depois disso, Jesus dá uma ordem a Lázaro (Jesus aqui não faz uma oração ao Pai).

Em muitos outros momentos, vemos Jesus fazer orações bem curtas e prontamente ser ouvido. Em diversos outros, Jesus simplesmente dava uma ordem e a doença era curada, ou a necessidade suprida.

Essas mesmas pessoas que me pedem que "ore muito" por elas, em geral, têm muita dificuldade em receber alguma coisa de Deus. Vamos tratar disso ao longo desses estudos, mas por ora, ficamos com esta grande verdade: Deus não precisa que você fale muito, pois Ele sabe o que você precisa antes mesmo de você falar.
"E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem." (Mateus 6:7,8)

-----------
Oração não é tentar convencer a Deus a te abençoar, mas sim ter comunhão com teu Pai Celestial, que te ama e tem todo o prazer em te ver bem.
-----------

RESUMINDO


  • Os hipócritas e religiosos também oram, e gostam de orar.
  • Há uma motivação correta para se orar, e é ter comunhão com o Pai e com Seu Filho Jesus.
  • Orar muito para "forçar" Deus a atender os seus pedidos não é um princípio bíblico.


VÍDEO

Veja um vídeo que cobre este assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...