segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Amor - A Verdadeira Natureza de Deus - Parte 9

A Promessa da Salvação do Homem


Após a segunda chance dada por Deus para a humanidade (depois do dilúvio), e reconhecendo que éramos pecadores "desde a meninice" (Gênesis 8:21), o Senhor escolhe um dos descendentes de Sem, chamado Abrão, e faz uma promessa para ele:
"Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra."
(Gênesis 12:1-3)
Como já vimos, por causa do homem, a terra caiu debaixo de maldição. Aqui, nesta passagem bíblica, Deus estava prometendo remover esta maldição, trocando-a por uma bênção. E esta bênção atingiria "todas as famílias da terra". Na parte de hoje deste estudo, veremos que Deus promete que salvaria o homem a despeito de suas ações, ou seja, Deus faz a promessa de salvar o homem independentemente das obras.

A Salvação pela Fé

O amor de Deus não O permitiu deixar o homem naquele estado pecaminoso, afastado do Pai Eterno para sempre, no entanto, não havia mais como depender do homem para salvá-lo, pois todos os homens se tornaram pecadores. Ora, o salário do pecado é a morte, e quando alguém morre está justificado do seu próprio pecado apenas:
"Porque aquele que está morto está justificado do pecado." (Romanos 6:7)
No entanto, há um problema com relação a isso: se a pessoa morre (fisicamente) estando afastada de Deus (espiritualmente), o espírito dela estará perdido para sempre, pois no reino espiritual não existe como a pessoa passar de um estado "morto" para um estado "vivo".

Deus não poderia simplesmente deixar pra lá o pecado e simplesmente perdoar o homem, sem que houvesse necessidade da morte?

Bem, a resposta é: não! Deus não pode voltar atrás em algo que Ele falou exceto se for algo condicional. Quando Deus falou com Adão (Gênesis 2:17) que ele iria morrer caso comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, Deus falava sobre a morte do espírito, que significa eterna separação de Deus. E isto, Deus não poderia mudar, pois Ele é a própria Verdade:
"Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;" (Tito 1:2)
"...sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; (...)" (Romanos 3:4)
Assim, demonstrando o Seu imenso amor para conosco, Deus enviou Jesus Cristo, o Seu próprio Filho, para nos dar a vida eterna:
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Deus estabeleceu que a salvação do homem viria apenas pela fé em Jesus e não por alguma obra que nós precisássemos fazer. A salvação, portanto, seria um presente dado a todos:
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;"
(Efésios 2:8-9)
A salvação do Senhor é um presente e é dado por causa da graça, ou seja, como um favor feito a nós, e não por merecimento. E foi isso que Deus prometeu desde o princípio a Abraão quando disse que as nações da terra seriam benditas nele.

Abraão recebeu uma promessa de Deus e acreditou nela, ainda que de forma contrária às circunstâncias, pois ele já era idoso, e sua esposa Sara não pudera ter filhos ao longo de toda sua vida. Agora, já na menopausa, era algo totalmente impossível de acontecer.

No entanto, Abraão creu em Deus, e recebeu algo mais além de ter tido um filho com Sara:
"Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça."
(Gênesis 15:5-6)
O fato de Abraão ter crido na promessa fez com que Deus o tornasse justo aos Seus olhos, mesmo que Abraão fosse homem falho e pecador. Pode até parecer algo injusto, mas Deus escolheu o caminho da fé para conceder salvação ao homem, exatamente porque estávamos recebendo um presente, ninguém conseguiria, nesse estado pecador, ser perfeito aos olhos de Deus e assim dizer: "Deus, me salve, porque eu mereço".

Nos tornamos descendência de Abraão


Quando cremos no descendente de Abraão, Jesus, esta mesma justiça é imputada a nós. Mas o que significa ter a justiça "imputada" a nós? Bem, quando algo nos é imputado, isto significa que nos foi atribuído, concedido, ainda que não tenhamos produzido aquilo.

Para que você possa entender bem, vou usar um conceito jurídico chamado de "inimputabilidade". Apesar do nome grande, o conceito é relativamente fácil de ser compreendido.

O Código Penal Brasileiro traz diversos tipos de crimes que uma pessoa pode cometer, e as consequências que o indivíduo sofrerá caso seja condenado em algum deles. No entanto, caso certas circunstâncias sejam atendidas, aquela pessoa que cometeu o crime poderá não sofrer a pena que está na lei.

Um exemplo clássico e que gera muita polêmica é o caso dos menores de idade. Eles são inimputáveis, ou seja, mesmo que cometam um crime previsto na Lei, este crime não poderá ser atribuído a eles, ou seja, eles não sofrerão a pena que uma pessoa de maior idade sofreria.

Um menor pode cometer o mesmo crime que o maior, no entanto, como é inimputável, ele não sofrerá a pena prescrita pela Lei.

Ora, com relação à salvação que Deus prometeu, ocorre algo semelhante: Cometemos pecados que nos levaram à morte, e merecíamos o castigo prescrito pela Lei de Deus. No entanto, Jesus pagou o nosso pecado, morrendo na cruz. Agora, pela fé n'Ele, nos tornamos inimputáveis para o pecado, assim como um menor de idade não sofrerá o "salário" do crime que cometeu.

E não apenas isso, recebemos a perfeição de Cristo em nosso coração, pois temos a Sua justiça imputada a nós.
"Àquele que não conheceu pecado [Jesus], [Deus] o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." (2 Coríntios 5:21)
Assim como foi prometido a Abraão, agora nós, estando em Cristo, podemos ser salvos pelo sacrifício deste. Nossos pecados foram colocados sobre Jesus, e nos é imputada a Sua justiça (o caráter justo do Senhor).
"Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão." (Gálatas 3:7-9)

E por que veio a Lei de Moisés?

Ainda bem que você perguntou! Esta é uma pergunta muito muito importante!

Se a salvação vinha apenas pela fé, então, porque que antes de Jesus vir ao mundo, veio uma Velha Aliança, onde as pessoas precisavam obedecer a diversos mandamentos, fazer diversos sacrifícios, para poderem ser justificados diante de Deus?

A resposta a esta pergunta virá nas próximas partes deste estudo.

Que a graça e a paz do Senhor Jesus seja com o teu espírito. Amém.

Pr. Wendell Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...