sábado, 24 de junho de 2017

Amor - A Verdadeira Natureza de Deus - Parte 3

Quem foi Lúcifer


Quando se ensina que Deus é amor, uma pergunta que sempre é feita é a seguinte: quem criou Satanás? E a resposta é simples: Deus o criou. E se Satanás é mau, porque Deus o criou?

Na parte de hoje deste estudo, vou tentar esclarecer esta questão, embora não possa, aqui, falar sobre todo o assunto, mas creio que irá ajudar você, cristão de coração sincero, a entender que não era intenção de Deus produzir um demônio ao criar o anjo Lúcifer.

A Realidade do Mundo Espiritual


O mundo espiritual é real, porém invisível aos olhos naturais. É pela Palavra de Deus que o podemos discernir, ou seja, através dos "olhos da fé", podemos contemplar este mundo invisível e agir de acordo com ele, para nos livrarmos do mal e nos apegarmos ao bem, podendo, assim, desfrutar de uma realidade superior.

Muitos cristãos, por desconhecimento, não compreendem o agir dos espíritos aqui no mundo material. Daí, muitas vezes, até evitam falar sobre o assunto, no entanto, Jesus teve que lidar com Satanás em pessoa e obteve sucesso vencedo as tentações. Além disso, através de Sua morte e ressurreição, o Senhor Jesus reconquistou para nós a autoridade perdida por Adão quando este pecou contra Deus e abriu a porta para que os espíritos malignos operassem neste mundo.

O diabo tentou levar Jesus a pecar. Observe que ele pôde fazer Jesus levitar, levando-o de um lugar para o outro, bem como, conversou com Jesus oferecendo-lhe certas coisas.
"Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam."
(Mateus 4:8-11)
Veja, ainda, que, após o término das tentações, anjos vieram para servir ao Senhor, mostrando a interação que existe entre os seres espirituais e o ser humano. A Bíblia traz diversas ocorrências deste tipo de interação, e eu mesmo, juntamente com minha esposa, já tivemos diversas experiências com anjos e com demônios.

A Criação de Lúcifer


Os anjos foram criados antes do homem. O livro de Gênesis diz isto logo no primeiro versículo da Bíblia: "No princípio criou Deus o céu e a terra". O Céu (reino espiritual) foi criado primeiro, e depois veio a terra (reino material), o ser humano só foi criado após tudo haver sido feito e preparado para ele (o homem).

A função dos anjos é servir a Deus e aos homens e não o contrário. Vemos isto no seguinte versículo:
"Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" (Hebreus 1:14)
Por isto que após a tentação, Jesus foi "servido" por anjos. Portanto, quando Deus criou Lúcifer, ele tinha esta mesma função que era servir o homem. Vamos ver a quem Lúcifer deveria servir:
"Você era o modelo de perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza. Você estava no Éden, no jardim de Deus..." (Ezequiel 28:12-13)
Ora, quem foi colocado no Éden foi Adão, o pai de toda raça humana. Adão teria à sua disposição não apenas um anjo, mas o anjo mais belo que Deus havia criado.

O nome Lúcifer, na verdade, não está no original, o termo hebraico aqui traduzido como "lúcifer" é a palavra hêylêl que quer dizer "portador de luz" (a estrela da alva), e vem de uma outra palavra hebraica que é a conhecida "halal", de onde tiramos nossa palavra "Aleluia" (halal + ya = louvai ao Senhor).

Lúcifer foi criado para dar louvor a Deus, e ele tinha em si mesmo instrumentos que o permitiam  produzir sons diversos para adoração ao Pai e ao Senhor Jesus:
"...em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados." (Ezequiel 28:13)
A função principal deste lindo anjo era proteger o homem e o jardim:
"Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o determinei." (Ezequiel 28:14)

A Queda de Lúcifer


Lúcifer era um anjo belíssimo, portador da luz de Deus, e que tinha a função de servir ao homem. Deus pensara no melhor para os seus filhos, pois Seus pensamentos a nosso respeito são sempre para o bem (confira Jeremias 29:11).

No entanto, a sua sabedoria e beleza o levaram a desejar algo:
"E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo." (Isaías 14:13,14)
Interessante que se lermos o livro de Gênesis, capítulo 1, versículo 26, entendemos que, quando Deus criou o homem, Ele pensou em um ser que seria "à Sua imagem, conforme à Sua semelhança", ou seja, Deus quis criar "um filho" para Si (veja, por exemplo, em Gênesis 5:3, Adão tendo um filho "à sua imagem e semelhança"). E, através do homem, Ele poderia se revelar à Sua criação. No entanto, Lúcifer acabou desejando ser “semelhante ao Altíssimo”, ou seja, ele desejou aquilo que o homem tinha.

Quando Deus criou o homem, Ele concedeu domínio para Adão (e toda a raça humana) e não impôs condições, exceto que ele não comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:17). Lúcifer sabia que Deus não poderia ir contra a Sua Palavra, e traçou um plano para conseguir o domínio do homem e, assim, estabelecer seu próprio reino sobre a Terra.

Ele não poderia forçar o homem a desobedecer a Deus, então, procurou convencê-lo a pecar e usou a parte mais frágil: a mulher. Adão amava Eva, pois ela havia sido tirada dele mesmo. Lembremos que, quando Deus deu a ordem a Adão, Eva ainda não havia sido criada. Após Eva comer do fruto da tal árvore, nada aconteceu, mas quando Adão comeu, ele morreu (espiritualmente), e Eva foi junto com ele.

Quando o homem decidiu comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele estava declarando independência de Deus, escolhendo receber o conhecimento de outra fonte (o próprio Deus era a fonte de conhecimento do homem). Assim, satanás obteve acesso ao coração do homem e, gradativamente, conseguiu destruir a imagem de Deus em nós.

Você pode perguntar: por que Deus criou satanás se saberia que ele pecaria?

A resposta esta pergunta não é de fácil entendimento para a maioria, pois estamos acostumados a comparar Deus a nós, seres humanos. No entanto, a Escritura é muito clara quando declara:
“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Números 23:19)
Uma vez proferida a Palavra de Deus, ele não a “toma de volta”, ou seja, com o nosso Deus não existe “ab-rogação” (revogar uma lei anteriormente proferida). O Deus revelado por Jesus não volta atrás em Sua Palavra. Lúcifer fora criado e tinha a função de proteger o homem, Deus o responsabilizou por seus atos, mas não poderia simplesmente deixar de criá-lo e nem mesmo destruí-lo por ter se rebelado (se esta fosse a natureza de Deus, Ele o teria feito).

Além disso, o homem e a mulher eram totalmente responsáveis por seus atos, sem nenhuma pressão interna, voluntariamente, escolheram pecar.

Entendo que este não é um tema fácil, mas Deus poderá dar luz e entendimento a você se você desejar e orar por isto.

Nas próximas partes deste estudo, veremos as consequências do pecado do homem, e como Deus o tratou e proveu um plano para salvar a humanidade.

Que a paz de Jesus Cristo seja com o seu espírito. Amém.

Pr. Wendell Costa


---
Leia a parte 4 deste estudo no link abaixo:
Amor - A Verdadeira Natureza de Deus - Parte 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...