sexta-feira, 23 de junho de 2017

Amor - A Verdadeira Natureza de Deus - Parte 2

Quem é Deus?

Se Deus existe, por que há sofrimento?

Muitas coisas são atribuídas a Deus, no entanto, boa parte delas, caso fossem atribuídas a um ser humano, faria com que nós jamais desejássemos nos relacionar com uma pessoa assim.

Por exemplo, imagine se você conhecesse um homem que, para castigar um de seus filhos, colocasse um câncer mortal nele. O que você acharia do caráter desse homem?

Imagine um grande empresário que dá salários diferentes para pessoas que fazem as mesmas funções. Imagine alguém muito rico mas que ajuda umas pessoas e outras ele vê morrer de fome mas não faz nada.

Imagine alguém que diz que é uma boa pessoa, mas que exige que alguém caminhe quilômetros de joelhos só pra poder atender algum pedido. Imagine um pai que deseja ver seu filho pobre, pedindo esmolas e, embora tendo muito dinheiro, não o ajuda.

Bem, acho que qualquer um de nós não gostaria de ter qualquer relacionamento com uma pessoa assim, não é mesmo?
Ocorre que todas essas coisas têm sido atribuídas ao Deus cristão ao longo dos anos, e, por incrível que pareça, os próprios cristãos têm sido o porta-voz de todas essas afirmativas.

Quando lemos na Escritura que "Deus é amor" (1 João 4:8), ficamos, muitas vezes, sem conseguir vincular este Deus de amor com tudo o que acontece no mundo, pois certas questões e pensamentos saltam em nossa mente instintivamente:

  • Se Deus é amor, porque há sofrimento no mundo?
  • Se Deus é bom, porque Ele permite a maldade?
  • Se Deus não pode fazer nada, então, Ele não é realmente poderoso.

Estas e outras perguntas deste tipo são naturais. Quando olhamos para o mundo ao nosso redor, e vemos tantas desgraças, questionamos porque Deus não impde tudo isso, principalmente quando ouvimos falar que "Deus nos ama".

Deus do Velho Testamento x Deus do Novo Testamento


Uma das grandes questões com relação à bondade de Deus é a relativa à diferença que salta com relação a Deus revelado no Velho Testamento com o Deus revelado por Jesus. Vamos meditar um pouco sobre este tema, hoje e em outras ministrações.

Antes de mais nada, é importante enteder que a revelação de Deus trazida pela Bíblia Sagrada é "progressiva", ou seja, foi se ampliando ao longo dos anos, na medida em que Deus levantava profetas e mestres para revelar o Seu Caráter ao homem.
"Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo." (João 1:17)
Irei tratar dos propósitos da Lei de Moisés em outra oportunidade, mas, por ora, será importante entender que a "verdade" sobre Deus, a criação, a salvação, etc. só vieram plenamente por Jesus Cristo. E o motivo disso é óbvio...
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus...
...E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós..."
(João 1:1,14)
O próprio Deus se torna um homem em Jesus Cristo e habita entre nós, Sua criação, para nos revelar a verdade sobre Quem Deus é! Deus prova o Seu imenso amor por nós se tornando um de nós, descendo até o nosso nível e nos comunicando Sua maravilhosa graça, morrendo uma morte humilhante e dolorosa em nosso lugar e nos recebendo de volta como Seus filhos. Não há palavras em português (ou em qualquer outro idioma) que possam transmitir plenamente a grandiosidade de tal atitude.

Deus é amor, mas também é fiel à Sua Palavra, não podendo voltar atrás naquilo que declara. Mas vamos devagar com relação ao Caráter de Deus, pois é um tema muito amplo.

Que a graça de Jesus Cristo seja com você. Amém.

Pr. Wendell Costa

---
Leia a parte 3 deste estudo no link abaixo:
Amor - A Verdadeira Natureza de Deus - Parte 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...