segunda-feira, 23 de abril de 2018

Andando em Espírito 8 - A Paz do Senhor


No mundo em que vivemos, enfrentamos todo tipo de dificuldade em nossas vidas. Nestes últimos tempos, tem sido difícil experimentar a sensação de paz. A ameaça terrorista, o crescimento da violência, as incertezas na economia, dentre outras coisas, têm roubado a paz de muitas pessoas.

Seria possível termos paz em meio a todas essas circunstâncias contrárias?

A resposta é: sim! Jesus nos dá paz; não, porém, uma paz circunstancial, mas uma paz que vem do próprio Reino de Deus e que domina os nossos corações, nos guardando das angústias e medos deste mundo.

O Deus de Paz


Quando Gideão viu o anjo do Senhor face a face, ficou muito atemorizado e achou que iria morrer. O Senhor lhe disse para estar em paz, pois não morreria. Então, Gideão edificou um altar e chamou-o de "o Senhor é paz" (Jeová Shalom).
"Então viu Gideão que era o anjo do SENHOR e disse: Ah, Senhor DEUS, pois vi o anjo do SENHOR face a face.
Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo; não temas; não morrerás.
Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas."
(Juízes 6:22-24)

Além de não morrer após ter visto o anjo do Senhor, Gideão recebeu a bênção da paz e da confiança quando Deus falou "paz seja contigo; não temas". Assim, o Senhor começava a se revelar como um Deus que dá paz aos homens.

Quando os anjos anunciaram o nascimento de Jesus para os pastores, eles disseram que haveria "paz na terra". Isto não significava que a terra estaria em paz, não era a "paz entre os homens" que o anjo falava, mas sim a paz de Deus para com os homens, não lhes imputando os seus pecados.
"E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens."
(Lucas 2:13-14)
Jesus veio para que pudéssemos ter paz com Deus, pois nossos pecados nos tornavam inimigos de Deus.
"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;" (Romanos 5:1)
Agora, sem a barreira do pecado, temos condições de desfrutar da bênção da paz que Deus nos concede. Além de ser "amor", Deus também é "paz". Ao quebrar a barreira que havia, Jesus nos possibilitou ter novamente a Presença de Deus dentro de nós, isto é, ter de volta a paz que é inerente a Deus:
"E o Deus de paz seja com todos vós. Amém." (Romanos 15:33)

Já Temos Paz


Esta paz não é uma paz circunstancial, mas uma paz eterna a qual temos direito quando recebemos Jesus como nosso Salvador e nos tornamos filhos de Deus:
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (João 14:27)
A paz que o mundo dá depende da situação do momento, ou seja, é circunstancial e momentânea. A paz que Cristo nos deixou não é a do mundo, é a paz DELE, que Ele tem por ser Deus encarnado. Esta é a paz que Jesus nos dá! Esta paz é uma paz que é característica do próprio Reino de Deus, assim como ensinei com relação à alegria:
"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." (Romanos 14:17)
O Reino de Deus é um lugar onde há paz perene. Nossos espíritos estão no Reino de Deus, pois nasceram lá e pertencem a este lugar de paz. Quando colocamos nossas mentes nas coisas do Reino, podemos andar em paz, mesmo quando, aqui na terra, as situações têm a capacidade de tirar-nos a paz.

Assim, o primeiro passo para andarmos dando o fruto da paz é exatamente crer que já a temos em Cristo Jesus!

Pondo Nossa Mente em Cristo



Nós não temos controle sobre todas as situações que nos envolvem neste mundo material. Por mais que nos esforcemos para evitar situações perigosas ou estressantes, fatalmente, seremos atingidos por alguma em um momento ou outro de nossas vidas. O próprio Jesus nos advertiu sobre tal coisa:
"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33)
Neste mundo caído, o inimigo opera através dos homens para tentar roubar nossa paz. Em especial, temos hoje em nosso país - o Brasil - uma crescente situação de violência e crise econômica que podem nos deixar completamente temerosos e inseguros. Dia a dia, somos bombardeados de más notícias sobre violência quando ligamos a TV ou lemos as notícias.

Como, então, podemos ter paz em meio a tantas notícias ruins?

Bem, precisamos evitar alimentar nossa alma com as más notícias, e passar a nos alimentar com a boa semente do Evangelho, que significa exatamente "boas notícias".

A paz que Jesus nos deixou, irá se manifestar em nossos corações quando pusermos nossas mentes em Deus, permitindo que a semente da Palavra se torne uma árvore frondosa em nossos corações, e que as verdades das Escrituras se tornem uma rocha sólida dentro de nós.
"Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." (Isaías 26:3)
Somente a confiança plena nas verdades da Palavra é que fará com que nossa mente esteja em Deus e não no mundo. Veja bem, quando aceitamos a Cristo, nascemos de novo espiritualmente e nosso espírito está em paz, no Reino de Deus. Contudo, fisicamente, estamos aqui na terra, onde nem sempre teremos situações de paz.

Desta forma, haverá o conhecido conflito "carne x espírito" guerreando por nosso coração. O elemento chave é a "alma" (nossa mente)! A realidade na qual nossa mente estiver ligada determinará se desfrutaremos de paz ou de medo, angústia, etc.

Assim como acontece com os demais "frutos" do espírito, tais como amor, alegria, bondade, etc. desfrutar de paz em meio ao caos deste mundo requer um esforço no sentido de tirarmos o foco do mundo caído e pormos nossa mente em algo invisível. Além disso, é um crescimento em Deus, ou seja, leva tempo.

Paz e Segurança


Se você tiver observado, boa parte dos versículos que falam sobre paz também citam a segurança. Isto mostra que a paz está intimamente ligada a uma sensação de segurança. O salmista afirmava que dormia em segurança porque sabia que Deus o guardava:
"Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança." (Salmos 4:8)
Como vivemos em um mundo de muita insegurança, se não confiarmos na proteção dada pelo Senhor, estaremos fadados a uma vida sem paz. Precisamos aprender a confiar e usufruir da segurança e direção que Deus nos dá através desta aliança que temos com o Pai.

O famoso Salmo 91 fala sobre uma segurança tremenda que Deus dá para aqueles que se protegem debaixo da sombra do Altíssimo:
"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
(...)
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti."
(Salmos 91:1,7)

É algo tremendo não é? Mas para muitas pessoas cristãs, isto é apenas um belo poema, porque elas não sabem como se colocar debaixo desta sombra a fim de receber proteção. O que seria esta "sombra" dada por Deus?

A resposta pode ser encontrada no próprio Salmo 91, conforme veremos agora:
"Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei."
(Salmos 91:14-15)
Quero falar sobre dois pontos que nos mostram como permanecer debaixo desta poderosa sombra, onde seremos protegidos do mal e onde podemos desfrutar desta paz e descanso.

Obedecendo a Palavra


Jesus explicou que o que ouve a Sua Palavra e a pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre uma rocha, e que, assim fazendo, foi capaz de resistir firme contra as intempéries da vida. Já o que ouve e não pratica a Palavra é como um tolo que constrói sua casa sobre um fraco fundamento de areia, e que, ao enfrentar as tribulações da vida, cai com grande queda (Mateus 7:24-27).

Isto mostra que quando ouvimos a Palavra e a praticamos, estamos nos colocando sob esta sombra, a qual nos guarda do sol causticante que representa a tribulação e perseguição que sofremos (veja a explicação da parábola do semeador sobre a semente plantada em terra pedregosa, em Mateus 13:21).

Assim, quando atendemos ao que Deus nos fala, além de estarmos construindo nossas vidas sobre verdades eternas, também nos pomos em uma situação onde Deus pode nos proteger de todo o mal. Mas quando não atentamos para a Palavra do Senhor, e nos comportamos como ímpios, a paz fugirá de nós, pois:
"Mas os ímpios não têm paz, diz o Senhor." (Isaías 48:22)

Invocando ao Senhor


Não quero entrar em muitos detalhes sobre o tema da oração por ser um tema muito amplo, mas o verso 15 do Salmo 91 afirma "ele me invocará, e eu lhe responderei". Isto mostra que precisamos invocar, ou seja, orar e suplicar ao Senhor, para que Ele nos atenda em resposta à nossa oração.

O apóstolo Paulo, pelo Espírito Santo, também nos orienta a não andarmos ansiosos ou inquietos com qualquer coisa, mas apresentarmos todos os nossos pedidos a Deus:
"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças." (Filipenses 4:6)
Ao percebermos o menor sinal de inquietação em nosso coração, ou seja, qualquer coisa que comece a roubar nossa paz, precisamos, além de colocar nossa mente em Deus e Sua Palavra, apresentar nossas vidas ao Senhor orando e buscando a Sua intervenção. Se a situação for mais grave, a oração deve ser mais intensa, gerando "súplicas". Além disso, devemos "velar sobre nossas orações com ações de graças" (Colossenses 4:2), a fim de nos mantermos firmes em fé enquanto aguardamos a manifestação da promessa.

Quando tomamos estas atitudes, a consequência será a do verso que vem logo em seguida:
"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4:7)

Conclusão


Tudo começa ao entendermos que Deus já nos deu paz em Jesus Cristo, e que, vivendo pela fé, iremos desfrutar desta graça. Precisamos ser diligentes no sentido de colocarmos nossa mente em Deus, e edificarmos nossas vidas sobre a rocha da Palavra. Também é necessário vigiarmos em oração e súplica para que a paz sobrenatural proteja nosso coração e mente de toda inquietação.

Que esta paz sobrenatural de Deus seja com você. Amém.

Pr. Wendell Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...