quarta-feira, 11 de abril de 2018

Acessando a Graça pela Fé



A Palavra nos diz pra não nos desviarmos nem para a esquerda, nem para a direita, não é? Isto mostra que existe um equilíbrio entre tudo o que a Bíblia ensina. Muitas pessoas acham que Deus é "soberano"... e isso eu concordo, desde que seja respeitada a definição da palavra "soberania".

Por exemplo, o Brasil é soberano perante as demais nações, isso significa que ele decidirá seus assuntos sem ter que estar submisso a um outro país ou pessoa. Um rei é um soberano em um país, ou seja, não existe ninguém acima dele em termos de autoridade.

Assim sendo, Deus é sim "soberano", desde que esta definição da palavra seja respeitada, mas quando se diz que "tudo o que acontece no mundo é porque Deus quer, já que ele é soberano" se está extrapolando o conceito de "soberania". Assim como nem tudo o que acontece dentro do Brasil está de acordo com as leis brasileiras, assim também, nem tudo o que acontece neste mundo está de acordo com a vontade de Deus.

De fato, ocorre exatamente o contrário, pois este mundo jaz no maligno e a vontade de Deus não ocorre aqui de forma automática. É necessário buscar tal vontade, e há um esforço para que ela se manifeste aqui. Uma das principais áreas onde precisamos fazer este esforço é exatamente exercer nossa fé na oração, a fim de que "a vontade de Deus seja feita aqui na terra como é feita no Céu".

Assim sendo, crer que Deus fará a vontade d'Ele independentemente de nossa fé é algo que nos levará ao comodismo, pois acreditaremos que nossas orações serão apenas "palavras vãs", já que Deus fará o que Ele quiser e ponto final.

Digamos que este é um "desvio para a direita", pois assim pensando, a pessoa não terá interesse em exercer sua fé em nenhuma situação, por acreditar que Deus fará o que for a Sua vontade, e nada do que você fizer vai mudar isso.

Vamos, agora, entender que existe uma outra distorção, ou seja, um "desvio para a esquerda"!

Existem outros cristãos que afirmam que, através da nossa fé, nós geramos realidades espirituais, pois "movemos o braço de Deus". Tais ensinamentos são no sentido de que, quando andamos em fé, podemos gerar qualquer coisa que quisermos, pois:
"Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê." (Marcos 9:23)
É comum tais pessoas usarem o Velho Testamento, naquela ocasião em que Jacó lutou com o anjo, para afirmarem que é necessário "lutar com Deus", em oração, para que Ele te abençoe.

EUGENE DELACROIX, 798 - 863: Jacob wrestling with the Angel. Chapel of the Holy Angels, St Sulpice, Paris.


Além desta ocasião, algumas outras passagens bíblicas, tais como "a parábola do juiz iníquo" (Lucas 18:1-8) e a "parábola do amigo importuno" (Lucas 11.5-8) são retiradas de seu contexto e usadas para se ensinar que precisaremos "dobrar" a vontade de Deus através da nossa insistência em oração.

Isto traz sobre nós uma carga muito pesada, pois vencer Deus não é algo que podemos chamar de "fácil". Existe um equilíbrio no Novo Testamento, onde é necessário exercer fé, não para "forçar" Deus a fazer o que se está pedindo, mas para acessar o que Ele, pela Sua graça, já proveu para nós em Cristo!

A Fé do Novo Testamento


Mas o que realmente significa "fé", dentro do contexto da Nova Aliança? O que ela produz, se é que produz alguma coisa?

Bem, se olharmos o conceito de fé, veremos que a fé é como que os nossos "olhos espirituais", os quais permitem que possamos enxergar algo invisível mas real.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Hebreus 11:1)
A fé permite que acessemos o que já foi preparado por Deus para nós, mas ela não gera nada "novo", apenas dá acesso que já está pronto no âmbito do espírito.
"Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus." (Romanos 5:2)
Desta forma, não temos como gerar nada nas regiões celestiais por meio da fé, como que forçando Deus a agir em resposta à nossa fé. Deus não age em resposta à nossa fé, mas sim, nós, pela fé, acessamos o que Ele já preparou para nós.

Mas você pode dizer: "a Bíblia diz que a fé pode remover montanhas"...

Ocorre que, através da fé, aquilo que Deus já prometeu e nos deu em Cristo vem a se tornar realidade material. Neste sentido, podemos dizer que a fé gera realidades materiais, pois libera o poder de Deus que já nos foi dado e que está "sobre nós" e "em nós".
"E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder." (Efésios 1:19)
"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera." (Efésios 3:20)

A primeira parte do livro de Efésios traz as revelações sobre tudo o que Deus já fez em Cristo, e por isso, boa parte dos verbos estão no pretérito ou no presente, pois falam de coisas que já aconteceram.
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;" (Efésios 1:3)
As bênçãos, apesar de serem algo imaterial, possuem o poder de gerar coisas materiais. Então, isto mostra que toda a provisão que Deus preparou para nós já está disponível em Cristo, no âmbito do espírito. A nossa fé servirá de acesso para que tais bênçãos se manifestem no mundo físico através da Lei da Semeadura: semeamos no reino espiritual e este reino se manifestará no mundo material.

Entender que, em Cristo, Deus já nos abençoou plenamente tira um peso de nossos ombros, pois tentar forçar Deus a fazer alguma coisa e nos abençoar (lutar com Deus) não é uma coisa fácil. Muitos crentes estão cansados e fatigados pois estão tentando lutar com Deus para que Ele os abençoe!

Em Cristo, as Promessas são SIM


Deus estabeleceu o caminho da fé para que pudéssemos receber tudo o que Ele, em Sua misericórdia, preparou para nós. Todos os pecados do mundo, em todas as épocas, já foram pagos em Cristo.
"E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." (1 João 2:2)

Infelizmente, por mais que os pecados da humanidade já tenham sido pagos, esta graça só é acessada através da fé. A fé é nossa resposta à verdade da Palavra de Deus. Quando ouvimos e cremos na promessa, ganhamos acesso ao poder disponível para que tal promessa se manifeste em nós.

Jesus já pagou todo o preço que era necessário, pois Ele viveu uma vida justa, sem pecado, morrendo na cruz e atraindo todo o juízo de Deus para que, n'Ele, nós pudéssemos receber a bênção de Abraão. Desta forma, Deus não vai negar nada ao Seu Filho, e, por isto, em Cristo, todas as promessas são "sim":
"Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós." (2 Coríntios 1:20)

Recebendo Cura do Senhor


Quando cremos e oramos por cura, por exemplo, não estamos fazendo com que Deus faça provisão de cura para nós. Na verdade, a provisão para a nossa cura já foi feita quando Jesus fez o Seu sacrifício:
"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido." (Isaías 53:4)
O tempo verbal aqui está no passado. Isto mostra que, na cruz, Jesus já levou toda a doença. Então, a provisão para a cura já foi feita, Deus já nos abençoou com saúde. Falando da Nova Aliança, Deus, através do profeta Jeremias assim declarou:
"Eis que eu trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade." (Jeremias 33:6)
Todas as promessas que foram feitas na Velha Aliança se cumprem em Cristo. Portanto, n'Ele, já temos esta bênção. A fé, tão somente, irá dar acesso a esta graça, ou seja, a nossa fé na Palavra irá liberar o poder que acompanha a Palavra de Deus. Vemos isto claramente quando o apóstolo Paulo ministrou cura a um homem aleijado, pois a fé daquele homem liberou o poder de cura:
"E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado.
Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado,
Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou."
(Atos 14:8-10)
Veja que Paulo não orou a Deus pedindo para curar aquele homem, mas apenas foi um agente "liberador" do poder de Cristo, para que a cura se manifestasse. Deus já fez provisão de cura quando Jesus morreu e ressuscitou por nós.

Recebendo a Paz


Vamos falar sobre a paz. Se você está precisando de paz, é necessário saber que tal paz já nos foi dada. Assim como acontece no que diz respeito à cura, Deus também não irá gerar paz para nós através de nossa fé, pois Jesus já nos deixou a Sua:
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (João 14:27)

Através da fé na Palavra, e consequente obediência, podemos ter acesso a esta paz que já está em Cristo, disponível para todo o que crê. Quando nossa mente está firme na palavra, nossa alma estará ancorada em Cristo, e podemos andar em paz, a despeito das circunstâncias ao nosso redor.

"Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." (Isaías 26:3)

Conhecendo Nossa Salvação


O que nós precisamos fazer é conhecer o que nos é dado gratuitamente em Cristo, a fim de tomarmos posse desta herança. Nossa fé não terá capacidade de obter coisas que Deus já não proveu em Cristo.

Algumas pessoas já vieram até a mim para pedir que eu orasse por coisas que eu não podia orar, pois sabia que não eram de acordo com a vontade de Deus. Você só receberá do Senhor aquilo que faz parte da aliança feita através de Jesus.

Imagine um ladrão de banco que encontra você em um evangelismo. Daí, ele pede pra você orar por ele, para que, no próximo assalto, Deus o proteja e ele não seja morto pela polícia, e ainda escape com o dinheiro roubado. Será que o Senhor irá atender esta oração?

Obviamente não, porque assaltos não fazem parte da aliança feita conosco em Jesus. Não há nenhuma promessa de Deus que diga que podemos assaltar em paz e sermos bem sucedidos. Muito pelo contrário, a palavra diz que "o que furtava não furte mais" (Efésios 4:28).

Assim, é necessário conhecermos quais são as bênçãos que nosso Pai já preparou através de Seu Filho. Precisamos conhecer, através da Palavra revelada pelo Espírito, aquilo que nos é dado nesta aliança que temos com Cristo:
"Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus." (1 Coríntios 2:12)
Por esta razão, o apóstolo Paulo, após escrever os primeiros versos de Efésios, onde Deus nos revela o que Ele fez provisão para nós na Nova Aliança, não pede para Deus "abençoar os Efésios". De fato, se analisarmos a oração do apóstolo, veremos que o que ele pede é para que Deus os ilumine:
"Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;"
(Efésios 1:17,18)

Tudo o que a igreja precisava era "conhecer" o que Deus já havia feito por ela através da obra redentora de Jesus. Quando somos iluminados, a nossa fé nos permitirá o acesso ao que Deus preparou para nós, nesta vida e no porvir.

Que a paz do Senhor seja com o teu espírito. Amém.

Pr. Wendell Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...