segunda-feira, 16 de abril de 2018

Andando em Espírito 7 - A Alegria que Fortalece


Nesta sétima lição sobre o tema "andando em espírito", quero continuar falando sobre o fruto da alegria. Você sabia que andar em alegria significa ter forças para cumprir todo o chamado de Deus na sua vida?

A vida de um verdadeiro cristão não é uma vida fácil, pois enfrentamos muita resistência espiritual e somos atribulados em praticamente todas as áreas da nossa vida. Mas Deus não nos deixou sem saída, pois providenciou uma forma de podermos nos renovar constantemente em nossas forças, a fim de podermos suportar as adversidades e prosseguir como vencedores.

Esta saída é a alegria do Senhor!

Nossa Atitude Diante das Dificuldades


O Rei Davi era um homem acostumado a enfrentar desafios. Desde a sua juventude, ele enfrentou situações que, sem a ajuda de Deus, ele não teria suportado. Quando ainda era bem jovem, lutou contra animais selvagens, tais como leão e urso, também enfrentou um gigante que era o dobro do seu tamanho chamado Golias e o venceu sem ter o mesmo arsenal.

Contudo, em uma certa ocasião, Davi enfrentou uma situação que o fez chorar com todas as suas forças, e que a grande maioria de nós talvez não conseguisse ultrapassar.

Imagine se você chegasse em sua casa e toda sua família tivesse sido sequestrada. Acredito que a maioria de nós entraria em parafuso ao ter que lidar com uma situação como esta, não é verdade? E se, além disso, todos os seus vizinhos quisessem matar você, por culparem você pela situação toda!

Pois bem, esta foi a situação que o Rei Davi enfrentou:
"E Davi e os seus homens chegaram à cidade e eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos.
Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar.
Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas; Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita.
E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus."
(1 Samuel 30:3-6)
A reação de Davi e do povo foi de desespero e, por isso, choraram muito até não terem mais forças. Contudo Davi não foi vencido pela tristeza nem pelo medo de ser apedrejado, mas buscou em Deus força e direção sobre o que fazer.

Se Davi tivesse simplesmente cedido a tristeza ele teria perdido todos os seus bens e a sua família, bem como de todos os que o estavam acompanhando. É natural nos entristecermos diante de circunstâncias difíceis, mas devemos fazer como o rei Davi, que encorajou a si próprio e buscou ao Senhor para não se deixar vencer pela tristeza.

Observe que Davi teve uma atitude ativa de se encorajar no Senhor, ele não ficou apenas esperando algo acontecer. Davi tinha falhas, mas não é à toa que foi chamado "homem segundo o coração de Deus" (1 Samuel 13:14).

A Lição de Neemias


Um outro grande exemplo de alguém que não se deixou abater diante de circunstâncias contrárias foi Neemias. Ele havia sido comissionado por Deus para reconstruir os muros de Jerusalém e iniciar o processo de restauração da Nação de Israel.

Contudo, diversos inimigos se levantaram contra esta tarefa e o povo tinha que trabalhar enquanto estava vigilante, pois os inimigos poderiam atacar a qualquer momento. Ou seja, o estado era de tensão constante.

Não sei quanto a você, mas eu já trabalhei em lugares onde a situação era de tensão e reconheço que isto não é algo fácil de se lidar. Apesar de ter trabalhado em estado de tensão, minha situação não se comparava com a situação de terem pessoas querendo lhe matar enquanto você desempenha uma tarefa que Deus te deu. Esta foi a situação em que Neemias teve de liderar o povo de Deus.

Quando Neemias e o sacerdote Esdras leram a lei de Deus para o povo, eles começaram a se entristecer. Mas não era vontade de Deus que o povo dele se entristecesse, então veio a instrução para se alegrar:
"Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." (Neemias 8:10)

Através de Neemias e do sacerdote Esdras, o povo de Deus foi instruído a se alegrar com grande alegria, pois isto seria fonte de força para que eles pudessem dar continuidade a tarefa que lhes havia sido dada pelo próprio Deus.

Aperfeiçoando-se no Poder de Deus


Quando lembramos da vida e obra do apóstolo Paulo, imediatamente nos vem à mente as grandes provações pelas quais ele passou. Ele mesmo relata um pouco delas:
"Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.
Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez."
(2 Coríntios 11:24-27)
Confesso que tanto sofrimento me assusta um pouco, e nem de perto passei pelo que aquele homem de Deus passou. Como ele pôde suportar tudo aquilo e ainda nos escrever para nos regozijarmos, assim como vimos na lição passada?

Bem, o próprio Paulo conta como ele havia orado ao Senhor pedindo para que Deus o livrasse daquele "espinho na carne" que tanto o afligia. A resposta de Deus, no entanto, foi um tanto estranha, pois disse assim...
"...A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza (...)" (2 Coríntios 12:9)
Este parece ser um "não" de Deus, não é? Mas a verdade é que o Senhor estava revelando a Paulo, e consequentemente, a nós, a chave para nossa vitória diante das tribulações!

Não tenho tempo para explicar de forma mais profunda aqui, mas antes de prosseguir, é necessário explicar melhor o contexto desta situação descrita nesta passagem bíblica. Antes de mais nada, o espinho na carne que Paulo fala não foi dado por Deus como algumas pessoas entendem. O texto claramente mostra que o espinho na carne era um "mensageiro de satanás", e como satanás é adversário de Cristo, obviamente, Deus não tinha nada haver com aquele mensageiro (anjo).

Então, porque Deus não o podia remover? Bem, a resposta rápida é a seguinte: porque Deus não podia! Ora, se Deus pudesse, neste momento, remover toda influência de satanás na vida das pessoas, então, Deus teria que julgar o mundo agora! Sabemos que há, sim, um tempo estabelecido onde Ele irá fazer isto, mas não é agora.

O próprio Jesus nos advertiu que "se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa." (João 15:20). O mensageiro de satanás não "batia" em Paulo diretamente, mas o atingia através dos homens, conforme ele mesmo vem descrevendo no capítulo 11 citado antes. Se você quiser ver de onde Paulo tirou a expressão "espinho" se referindo a pessoas, leia Josué 23:13 e Juízes 2:3, em ambos os casos a palavra "espinho" referia-se aos habitantes da terra de Israel, pois caso não fossem expulsos, seriam usados por satanás para atacar o povo de Deus.

Dito isto (não com tanta profundidade quanto o tema merece), passemos a estudar a resposta dada por Deus para Paulo.

Considerando que Paulo era um instrumento poderoso nas mãos de Deus, e que satanás havia designado um demônio só pra tentar destruí-lo; considerando que havia homens dispostos a serem instrumentos do diabo para perseguir Paulo e que ainda não é chegado o tempo do juízo final, onde os pecadores serão eternamente separados dos justos, Deus revela a Paulo o grande "segredo":
"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." (2 Coríntios 12:9)
O apóstolo compreendeu a Palavra do Senhor e decidiu se gloriar (exultar) em meio a todas aquelas dificuldades, pois assim fazendo, o poder de Cristo o sustentaria. Já não seria mais Paulo operando na terra, mas sim Cristo nele.

Exercitando a Fé


Através de Tiago, Deus também nos mostra que é em meio às provações que temos a oportunidade de pormos em prática a fé de forma a que a natureza de Deus produza em nós fruto:
"Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações,
sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança [ou "paciência"]; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma."
(Tiago 1:2-4)
Não há como crescermos no fruto do espírito se não pusermos em prática a Palavra de Deus nos tornando experimentados nela. Só a prática da Palavra nos fará crescer.

Acredito que todos nós, cristãos, desejamos crescer espiritualmente, adquirindo sabedoria e maturidade para cumprir nossa missão na terra, sermos prósperos e frutíferos para a glória de Deus. Contudo, quando enfrentamos uma situação de adversidade, seja provações ou perseguições, nos desesperamos e achamos que Deus nos abandonou.

Embora que creia que Deus não seja o autor das provações que nos atingem, Ele nos promete que está conosco em meio a elas, jamais nos deixando nem nos desamparado, e fornecendo a sabedoria e o poder para que possamos passar pelas provações e nos tornarmos mais maduros em Cristo. Mas precisamos aproveitar os momentos de provação para exercitarmos a fé, andando em alegria, mesmo quando a situação for, no natural, de tristeza ou de desespero.

Se não usarmos os momentos de provação para exercitar a nossa fé, perderemos a oportunidade de crescer e sair do estágio de infância espiritual, onde muitos cristãos estão. O escritor aos Hebreus adverte sobre isto:
"Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal."
(Hebreus 5:13,14)
Observe que o discernimento só vem com a experiência, onde você aplicou a Palavra em uma situação adversa, obteve a vitória e cresceu em decorrência disto. Quando você aplica a Palavra, você cresce no fruto do espírito.

Para crescer na alegria de Deus, é necessário encorajar-se a si mesmo no Senhor e buscar se alegrar nas verdades da Palavra, principalmente em momentos de adversidade. Você cresce no fruto, não é algo que já venha pronto.

Conclusão


Concluímos, com esta lição, a parte do fruto do espírito no que diz respeito à alegria, mostrando como, através dela, Deus nos fornece força para vencermos as batalhas em nossa carreira cristã.

Que a paz do Senhor Jesus seja com o teu espírito. Amém.

Pr. Wendell Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...