terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Espírito, Alma e Corpo Parte 10 - Vida Após a Morte


O que acontece com o ser humano quando da morte física de seu corpo? Bem, esta questão já foi tratada na parte onde estudamos sobre as características do espírito humano. No entanto, como este assunto desperta grande interesse nas pessoas gostaria de tratá-lo de maneira mais fundamentada nesta parte 10 deste estudo, que funcionará como um apêndice.

Existem alguns segmentos cristãos que negam que nós permanecemos conscientes após a morte física. Geralmente, estes mesmos segmentos também negam outras coisas das escrituras tais como dons espirituais, principalmente o falar em outras línguas.

No que diz respeito à consciência após a morte, sempre que nos afastamos da literalidade da Palavra de Deus, caímos em um precipício onde será necessário negar outros versículos bíblicos e, no final, a própria Bíblia será posta em dúvida se realmente é a Palavra de Deus.

Acredito que existem muitos homens de Deus que são sinceros em suas crenças, contudo negam as características espirituais devido a ignorância nesta área específica.

No texto de hoje, veremos como a Bíblia, textualmente, nos mostra que, ao morremos fisicamente, permanecemos perfeitamente conscientes. A Bíblia é tão direta que aqueles que negam esta verdade são obrigados a fazer uma distorção na interpretação das Escrituras. Portanto, quero mostrar estas passagens de forma mais clara hoje.

O Rico e Lázaro


A passagem bíblica que se encontra em Lucas Capítulo 16 relata a história de um homem rico e um homem pobre cujo nome era Lázaro. Este, ao morrer, foi levado ao Paraíso, enquanto que aquele desceu ao inferno. O trecho bíblico relata uma eventual conversa feita entre o rico, que estava em tormentos, e Abraão, com quem Lázaro estava.

Muitas pessoas acreditam que este trecho bíblico é uma parábola, ou seja, é uma comparação que Jesus está fazendo e que não retrata, de fato, a realidade após a morte. Mas será que esta passagem bíblica é realmente uma parábola?

Vamos ver a definição de parábola encontrada no dicionário:
"Comparação desenvolvida em uma história curta, cujos elementos são eventos e fatos da vida cotidiana e na qual se ilustra uma verdade moral ou espiritual."
Observe que, quando Jesus contava uma parábola, Ele estava fazendo uma comparação usando elementos da vida cotidiana, tais como: moedas, sementes, árvores, animais, etc. com o fim de representar verdades espirituais e morais. 

Contudo, quando lemos a história do rico e de Lázaro, não encontramos nenhum elemento de comparação, ou seja, não encontramos elementos que demonstrem que Jesus está contando algo hipotético, com o fim de transmitir verdades espirituais ou morais.

Além disso, em nenhuma parábola contada por Jesus ele cita o nome de pessoas. Sendo que, na passagem bíblica citada, Jesus cita o nome de Lázaro e do próprio Abraão. Sendo assim, a passagem bíblica que relata a vida do rico e de Lázaro não pode ser entendida como parábola.

O testemunho do pastor Daniel Ekechukwu

O Pr. Daniel mostra a sua certidão de óbito.

O testemunho do Pastor nigeriano Daniel Ekechukwu se tornou muito conhecido em todo o mundo através do evangelista alemão Reinhard Bonnke. A impressionante história da morte e ressurreição desse pastor está muito bem documentada e pode ser encontrada na Internet. Acredito ser um testemunho verdadeiro devido à grande quantidade de testemunhas e por estar sendo divulgado através de um ministério bastante sério e cujos frutos são muito claros no que diz respeito a salvação de vidas.

Quero deixar bem claro aqui que qualquer testemunha precisa estar muito bem fundamentado nas santas escrituras. Além do que entendo que nem uma doutrina pode ser formada a partir de testemunho apenas.

Dito isto, uma das coisas que Deus mostrou ao Pastor Daniel foi que a oração do rico estava sendo atendida através da ressurreição dele. Hora se a história do rico e de Lázaro fosse uma ficção não teria sentido Deus atender a oração de um personagem fictício.

Testemunho do Pastor João Carlos Marques


Um outro testemunho que me chamou a atenção Foi a do pastor João Carlos Marques do Rio Grande do Sul. Este homem também teve a experiência de morrer e ressuscitar para contar a sua história. 

Em um dos trechos de seu testemunho ele compartilhou o que pôde contemplar o sofrimento daqueles que estavam em trevas sendo atormentados no inferno. Uma das coisas que ele lembrou foi exatamente da história do rico e de Lázaro, pois ele viu que as pessoas que estavam nas trevas, em tormento, podiam ver aqueles que estavam na luz, no entanto, os que estavam na luz não podiam ver os que estavam nas trevas.

Em verdade te digo "hoje"


Um outro momento onde Jesus falou explicitamente sobre o fato da pessoa permanecer consciente após a morte física é encontrado no Evangelho de Lucas no momento da crucificação.

Ali encontramos um ladrão que acreditou em Jesus pouco antes de morrer. Jesus o consolou dizendo:
"E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." (Lucas 23:43)
Por mais claro que o versículo seja, ainda existem pessoas e segmentos cristãos que buscam negar a literalidade do que Cristo disse, e acabam roubando a esperança que tal verdade nos traz. Acredito que isto se deve a ignorância, no entanto, não podemos deixar que a ignorância permita Satanás roubar está maravilhosa verdade que nos traz tanta esperança, que é saber que temos vida eterna.

Tais pessoas afirmam que Jesus não disse ao Ladrão que naquele dia ele estaria com Cristo no paraíso, mas sim que Jesus falou da seguinte forma:

"Em verdade te digo hoje: estarás comigo no paraíso (algum dia)".

Esta interpretação possui alguns problemas. Antes de mais nada, nenhuma versão séria  das Escrituras optou por traduzir dessa maneira. Basta pesquisar na internet em sites de Bíblias e você verá que praticamente todas as traduções traduzem da forma que a João Ferreira de Almeida traduziu, conforme descrito acima.

Além disso, esta célebre frase que Jesus usou várias vezes - "em verdade" - geralmente, não trazia o advérbio de tempo "hoje". Ora, isto é óbvio, porque se estou dizendo algo a você, será "hoje"!

Somente uma outra vez Jesus usou o termo "hoje" quando falou "em verdade", você se recorda onde foi? Vejamos:
"E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás." (Marcos 14:30)
Assim, vemos que quando Jesus falou ao ladrão na cruz que este estaria com Cristo no Paraíso, Ele quis dizer exatamente isso: que, naquele dia, o ladrão morreria (fisicamente), mas que seu espírito e alma estariam desfrutando da companhia de Cristo, dos santos e dos anjos em um lugar maravilhoso, preparado para nós!

A difícil escolha de Paulo: partir ou ficar


Outra clara passagem bíblica que mostra que a morte física não é o fim da linha para nós é esta:
"Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher.
Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne."
(Filipenses 1:21-24)
Vemos o anseio de Paulo, homem que sofreu tanto por amor ao Senhor e do evangelho, em desejar estar com o seu Mestre e Salvador Jesus. Ora, se ao morrer, Paulo simplesmente "apagasse", a passagem acima seria apenas um devaneio do apóstolo.

Um outro momento onde Paulo mostra que estava próxima a sua "partida" para estar com o Senhor é este:
"Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo." (2 Timóteo 4:6)
Mais uma vez, vemos que não há base bíblica, principalmente no Novo Testamento, para afirmar que perdemos a consciência após a morte, e isto afora o que já vimos sobre as características do espírito humano.

Podemos deixar que esta maravilhosa esperança encha nosso coração em meio a este mundo de desesperança e trevas. Não se deixe vencer pelas mentiras do maligno, do mundo e dos religiosos, receba esta verdade dentro de você!

Que a paz do Senhor seja com o teu espírito. Amém.

Pr. Wendell Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...