domingo, 18 de fevereiro de 2018

Espírito, Alma e Corpo - Parte 9 - Compreendendo o Corpo


Neste último texto da série sobre "espírito, alma e corpo", vamos meditar sobre o corpo humano, sempre lembrando que o estudo é baseado na Bíblia e sob a ótica, digamos, teológica, e não médica ou psicológica.

Conforme já vimos, o homem é formado por 3 partes distintas, sendo que a terceira é o corpo. Já pudemos estudar, isoladamente, na parte 7, o espírito; na parte 8, a alma; e, nesta parte, vamos nos concentrar no corpo.

Já vimos que o corpo foi formado do pó da terra e está vinculado a esta, assim como o espírito está vinculado ao mundo espiritual. Para que o homem pudesse exercer seu domínio sobre a terra, Deus deu a este homem um corpo formado a partir dos elementos da terra. Quando o homem cedeu à tentação de satanás e pecou, toda a terra caiu debaixo de maldição, e isto incluiu, também, o corpo humano.

Deus prometeu que irá salvar nosso corpo quando da ressurreição, no entanto, precisamos santificá-lo, ainda que o corpo seja mortal e tendencioso ao pecado.

A Maldição Sobre a Terra


Logo após o pecado de Adão e Eva, Deus fala sobre as consequências que aconteceriam:
"E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás."
(Gênesis 3:17-19)
Deus avisou ao homem que a terra produziria "espinhos e cardos". Além do seu sentido literal, podemos aqui enxergar um sentido figurado, que foi explicado por Jesus quando o Senhor ensinou a parábola do semeador. Vamos ver:
"E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra;
Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera."
(Marcos 4:18-19)
Vemos aqui que Jesus comparou os cuidados deste mundo, os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas com os espinhos, os quais sufocam a Palavra de Deus nos corações dos homens, impedindo ela de dar fruto. A versão desta parábola que está no evangelho de Lucas fala, ainda, sobre os "deleites da vida" (Lucas 8:14).

O mundo formou toda uma estrutura maligna que desvia os homens da Palavra de Deus, formando como que uma camada de espinhos sobre o solo do coração, com o objetivo de impedir que a Palavra de Deus opere em nossas vidas.

Mesmo quando nos convertemos a Cristo, e nosso espírito é nascido de novo, ainda temos que lidar com a alma e o corpo, sendo que esta última parte – o corpo – continuará produzindo "espinhos e cardos", pois está debaixo da maldição de Gênesis 3:19.

O Sacrifício do Corpo


Entendendo que nosso corpo está vinculado à terra e que ele continuará a produzir desejos e vontades contrárias à Palavra de Deus, qual será a solução para vivermos uma vida de santidade em corpos mortais?

A resposta é: precisamos oferecer nossos corpos como um tipo de sacrifício a Deus! Vejamos o que Paulo, pelo Espírito Santo, fala sobre isto:
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." (Romanos 12:1)
A ideia de sacrifício era muito bem compreendida à época na qual esta epístola foi escrita, pois as religiões de então tinham, em seus rituais, a parte onde eram oferecidos sacrifícios, geralmente de animais, aos seus deuses. Entre o povo de Israel, que vivia debaixo da Lei de Moisés, também era algo normal e fácil de ser entendido.

Um sacrifício significa que alguém irá morrer a fim de aplacar a ira dos deuses, ou seja, sacrifício significa "morte"!

Quando a Escritura fala sobre oferecermos nossos corpos como sacrifício, isto significa que precisamos oferecê-lo para a morte. Obviamente, o termo "sacrifício vivo" mostra que não é a vontade de Deus que nos ofereçamos para morrer fisicamente, mas sim, fala do sacrifício de nossas vontades carnais.

Esta ideia de sacrificar (fazer morrer) as vontades do nosso corpo está em diversas outras passagens do Novo Testamento. Vejamos algumas:
"E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências." (Gálatas 5:24) 
"Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;" (Colossenses 3:5)
Por mais espiritual que você seja, não poderá fugir do fato de que seu corpo continuará tendo desejos pelas coisas que Jesus comparou a espinhos (preocupações desta vida, desejo de riquezas, deleites deste mundo, etc.), além dos pecados aos quais você se entregou antes de ser salvo.

Nosso Corpo é Inteligente


É importante entendermos que nosso corpo é inteligente e produz vontades as quais perceberemos como sendo NOSSAS VONTADES. Como seu corpo faz parte de você, chegará ao seu coração os desejos dele – do corpo –, e é sua responsabilidade sacrificá-los, a fim de viver para Deus.

Deus não vai fazer você deixar de sentir os desejos do corpo. Se Ele fosse fazer isto agora, teria que matar você! E Deus precisa de nós aqui na terra, para que anunciemos o evangelho da salvação aos perdidos, bem como instruir os discípulos (Marcos 16:15 e Mateus 28:19-20). Desta forma, temos que lidar com o corpo aqui mesmo, até que Jesus volte e transforme nossos corpos, eliminando, definitivamente, o problema do pecado.

Como fazer para mortificar as vontades do corpo? Bem, o primeiro passo é compreender quais são as vontades do corpo (ou da carne) a fim de discernir, ou seja, separar, o que é carnal do que é intelectual (da alma) e o que é espiritual.

As Escrituras nos orientam quanto a isto, vejamos algumas passagens:
"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus." (Gálatas 5:19-21)
Não tenho como ensinar sobre cada uma destas obras da carne, contudo, indico a você a minha série de estudos sobre a doutrina do "Arrependimento de Obras Mortas", que está em nosso canal do YouTube:

O segredo está na "alma"


A grande chave para andarmos pelo espírito, ao invés de andarmos pelos desejos do corpo, está em nossa alma, principalmente no "entendimento". Conforme já ensinei nas outras partes deste estudo, o nível de transformação de nossa alma é quem vai determinar como somos guiados. Essa transformação é um processo gradativo, lento, e que depende de nosso esforço em abandonar as influências pecaminosas e encher nosso coração com a "boa semente" da Palavra de Deus.

Contudo, mesmo quando somos maduros em Cristo, ainda precisaremos dominar sobre nossas vontades, a fim de santificarmos nossos corpos. Veja, por exemplo, o grande apóstolo Paulo: mesmo após tantos anos de ministério, ainda precisava subjugar o seu corpo:
"Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." (1 Coríntios 9:27)
Aqui neste verso, a palavra traduzida como "subjugar" significa literalmente bater (ou incomodar) até vencer. No novo testamento, ela só é usada outra vez em Lucas 18:5, na parábola do juiz iníquo. Naquela parábola, a viúva importunou o juiz de tal forma que ele decidiu julgar a causa da mulher porque não aguentava mais a importunação dela.

Assim também, nosso corpo precisará ser vencido por insistência nossa. Com a capacidade do Senhor, que flui através de nosso novo espírito, podemos vencer os desejos do corpo, e, gradativamente, os mesmos permanecerão sob controle, mas isto somente se insistirmos em fé.

Novamente enfatizo que a carne será sempre um "ponto de tentação" para nós, até que Jesus volte e transforme nossos corpos. Não ache que você poderá, em algum momento, deixar de vigiar. Pode ficar certo de que, ao não vigiar, a carne, o mundo e o diabo estarão sempre prontos a tentar você para o pecado.

Sobre este assunto, os maiores enganos que eu vi na igreja são os seguintes:

1º) Acreditar que, com o tempo, os desejos da carne irão simplesmente desaparecer. Isto não é verdade, eles precisam ser subjugados com insistência e, só assim, serão dominados. Mesmo um apóstolo como Paulo precisava subjugar seu corpo após muitos anos de ministério e tantos sofrimentos por amor a Cristo.

2º) Acreditar que, se você ainda sente vontades pecaminosas, isto significa que você não foi transformado em seu "núcleo", ou seja, em seu espírito. Este é um grande engano e pode levar a pessoa a ceder à carne por achar que "ela é assim mesmo" e que não houve mudança alguma.

Precisamos entender que, quando a Palavra afirma que somos novas criaturas, não se refere ao nosso corpo, nem mesmo à nossa alma (parte intelectual/emocional), mas sim ao nosso espírito; e que o corpo continuará "fraco" para o pecado:
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26:41)

Conclusão


É necessário atender às palavras do nosso Senhor Jesus e mantermos a vigilância, bem como uma vida de oração para que não caiamos no engano do pecado, pois quando cedemos à carne e fazemos suas vontades, colheremos destruição em nossas vidas. Satanás irá conseguir nos atingir, pois ele encontrará lugar:
"Não deis lugar ao diabo." (Efésios 4:27)
Se olharmos o contexto deste versículo acima, veremos que damos lugar ao diabo quando pecamos. Portanto, se você já foi santificado em espírito, quando se converteu a Cristo, precisa se santificar também na alma e no corpo: na alma sendo transformado pela renovação de seu entendimento, e no corpo, oferecendo-o em sacrifício vivo.

Que a graça do Senhor Jesus seja com o teu espírito. Amém.

Pr. Wendell Costa

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom achou isso, Daniele. No canal do Águios tem esse estudo em vídeo. Segue o link da playlist:
      https://youtube.com/playlist?list=PLmEkS6ueET2bE2izKOx82tM7rP1FjQk8h

      Excluir

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...