segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Espírito, Alma e Corpo - Parte 8 - Compreendendo a alma


Hoje trataremos da alma humana. Este termo traz uma certa confusão com o espírito, então, tentarei fazer a separação entre os dois. Vemos que esta separação existe, pois a própria Escritura fala sobre ela:
"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4:12)
Desta forma, a própria Palavra de Deus fala sobre esta divisão, e vai além, afirmando que somente a Palavra pode fazê-la. Assim sendo, vamos meditar sobre a alma humana.

Compreendendo o termo "alma"


É muito comum, especialmente aqui no Brasil, as pessoas confundirem o termo "alma" com "espírito", entendendo que são a mesma coisa; no entanto, como já vimos anteriormente, há uma divisão entre estas duas "partes" do homem.

Vejamos o sentido da palavra alma em seus idiomas originais. Os termos em hebraico foram extraídos do dicionário Brown-Driver-Briggs, já os termos em grego foram obtidos do dicionário Thayer.

Hebraico: nephesh
1) alma, pessoa, vida, criatura, apetite, mente, ser vivente, desejo, emoção, paixão
1a) aquele que respira, a substância ou ser que respira, alma, o ser interior do homem

Grego: psyquê
1) respiração
1a) o fôlego da vida
1b) vida
1c) aquilo no qual há vida
2) a alma
2a) o lugar dos sentimentos, desejos, afeições, aversões, etc.

Ao longo das Escrituras estas palavras são traduzidas como: vida, fôlego de vida, ou alma (lugar dos sentimentos interiores do homem). Desta forma, vemos que a alma está mais para o lado psicológico do ser humano, ao invés do termo espírito, que é usado quando nos referimos ao mundo eterno espiritual no qual Deus habita.

Quando as Escrituras usam a palavra "alma" pode estar se referindo ao homem enquanto ser vivente, como pode estar se referindo ao lugar das ideias, emoções e sentimentos. E será com este último significado que iremos estudar esta parte do ser humano.

Como a alma é formada


A alma compreende nosso entendimento (intelecto), emoções, sentimentos, etc. e é onde formamos nossa visão de mundo: a cosmovisão. Na medida em que vamos crescendo e nos desenvolvendo intelectualmente, começamos a formar em nossa mente as ideias que irão determinar o curso de nossas vidas aqui na terra.

Nossa família, escola, trabalho, amigos, igreja, etc. terão forte influência sobre como "veremos" o mundo, determinando, assim, nossos hábitos e como conduziremos nossas vidas. Com o passar do tempo, vamos formando em nossa alma nossa visão sobre coisas como: Deus, família, amizade, trabalho, religião, etc.

Estas ideias irão compor nossa filosofia de vida, e nossas atitudes serão correspondentes a esta filosofia. Vou dar um exemplo: a forma como você vê "família" determinará o valor que sua família terá para você, levando você a se esforçar mais ou menos para preservá-la.

Caso você não tenha lido a parte 4 deste estudo, recomendo que leia (Parte 4: os estados da matéria). Ali eu explico como o mundo espiritual busca influenciar nossa mente de forma a produzir em nós atitudes correspondentes ao reino espiritual influenciador. Isto vale tanto para a influência boa do Reino de Deus, como para a má influência do reino de satanás.

Assim, a principal "moeda" com a qual a alma trabalha é o conhecimento. Quando tentou Adão e Eva, a serpente lhes ofereceu conhecimento rápido através da desobediência deles. A tal árvore do conhecimento do bem e do mal abriu as portas para que satanás pudesse "ministrar" seu império de trevas no homem.

Alma: um elo de ligação entre os mundos


Quando nosso entendimento vai sendo formado, baseado no conhecimento que vai recebendo ao longo dos anos, nossas atitudes começam a refletir nossa ideia de mundo (cosmovisão). Assim, o mundo espiritual vai conseguindo agir através de nós.

Vemos esta verdade na seguinte passagem bíblica:
"E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também."
(Efésios 2:1-3)
Devido ao pecado, o homem permitiu aos demônios habitarem neste mundo, contudo, eles são invisíveis aos olhos naturais, e só conseguem agir quando o homem anda segundo os desejos malignos que foram alimentados pelo conhecimento errado. A grande maioria das pessoas, incluindo cristãos, não consegue reconhecer a operação de satanás. Contudo, sempre que fazemos a vontade da carne e dos pensamentos (carnais) estamos cedendo a operação desses espíritos invisíveis.

Da mesma forma, quando nos convertemos a Cristo e passamos a conhecer o Reino de Deus e Sua justiça (retidão), passamos a andar de acordo com a nova realidade espiritual na qual fomos inseridos. Para que os benefícios do Reino de Deus possam se manifestar em nossas vidas, será necessário uma mudança na alma tão logo haja a mudança no espírito.

Conforme já vimos, a mudança no espírito ocorre quando a pessoa se converte a Jesus, e nasce de novo espiritualmente (João 3:3-6), e, a partir de agora, precisará ser transformada em sua alma a fim de dar lugar a esta nova vida em Cristo.
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)
O verso acima mostra que, ainda que você tenha nascido de novo em espírito, esta nova vida só começará a ser vivida e manifestada no seu corpo quando seu entendimento for transformado. Entender a vontade de Deus permitirá que não andemos aqui como os demais ímpios, que sofrem por não estarem ligados a Deus.
"Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor." (Efésios 5:17)
Não entender a vontade de Deus fará com que o cristão, ainda que salvo e nascido de novo, aja com insensatez, dando lugar ao maligno em sua vida e trazendo condenação para si.

O espelho da Palavra


Até bastante tempo atrás eu me esforçava para andar segundo a Palavra de Deus, para orar bastante e procurar agradar a Deus com minhas atitudes. Este é um desejo normal de todo cristão. Contudo, falhava constantemente, e me condenava muito por isso. Por mais que eu tentasse, orando e jejuando, eu sempre errava em algum ponto ou outro e me frustrava. Isto atrapalhava meu crescimento em Deus e meu ministério.

Quando comecei a entender este assunto "espírito, alma e corpo", comecei a compreender que eu já era uma nova criatura em espírito, e que nada que eu fizesse poderia acrescentar qualquer coisa a isto. Passei a entender, também, que meu espírito era perfeito e que as minhas obras eram apenas consequências da operação deste novo espírito que eu havia recebido do Pai.
"À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;" (Hebreus 12:23)
Conforme já vimos, não podemos sentir o nosso espírito, pelo menos, não de uma forma tão clara. É necessário que a Palavra nos revele quem somos. De fato, a Palavra de Deus funciona como um espelho através do qual nós enxergamos quem nós somos em espírito:
"Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era."
(Tiago 1:23,24)
Assim, a Palavra funciona como este espelho que nos mostra quem somos no âmbito do espírito, e pela fé na Palavra, começamos a andar de acordo com o que nos é revelado. Claro que precisamos do poder do Espírito Santo dentro de nós nos dando capacidade. Esta força não vem de nós mesmos (nem do nosso corpo, nem da nossa alma, mas sim do Espírito Santo através de nosso espírito recriado).

Quando meditamos na Palavra do Senhor, passamos a entender quem nós somos em espírito, e, na medida em que estas verdades vão penetrando mais fundo em nosso coração, começarão a mudar a forma como vemos a vida, e assim, o Reino de Deus começará a se manifestar em nós.

Se não compreendermos que existe uma realidade espiritual em nós, muitas passagens bíblicas parecerão inverídicas ou, como muitos entendem, figuradas! Veja só esta aqui:
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;" (Efésios 1:3)
O verbo "abençoou" está no passado, ou seja, isto é algo que já foi feito. Contudo, fomos abençoados em nosso espírito, e não no corpo ou na alma. Por mais que você não "sinta" que é abençoado, esta é uma verdade imutável da Palavra. E como poderei desfrutar destas bênçãos espirituais?

A resposta é: você precisa que estas verdades dominem sua alma a tal ponto que elas sejam mais reais para você do que a realidade física ao seu redor. E isto é feito através semeadura da Palavra em seu coração, conforme veremos no próximo tópico.

A semente da Palavra


Tão logo um bebê nasce, precisa do leite da mãe para receber os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Assim também, tão logo alguém nasça de novo, precisará receber o leite da Palavra para que possa crescer.
"Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;" (1 Pedro 2:2)
Este "leite racional" é exatamente a instrução da Palavra de Deus, revelando a você quem você é em Cristo, e como é o Reino de Deus do qual você, agora, faz parte. Infelizmente, muitas pessoas não têm recebido este leite racional quando nascem de novo! Em muitas igrejas falta o ensino das doutrinas básicas encontradas no livro de Hebreus 6:1-2, e isto faz com que os cristãos não tenham um crescimento saudável em Deus.

Quando ensinou a parábola do semeador, Jesus mostrou que a Palavra funciona como uma semente que, quando lançada no coração, e sem que haja impedimos para o seu crescimento, irá crescer e começar a produzir frutos (atitudes) de acordo com a respectiva semente.

Não vou entrar neste assunto aqui por ser longo, mas gostaria de indicar a você o estudo sobre esta parábola da nossa irmã Bruna Monastirski, do nosso ministério, que poderá ajudar você e compreender como se tornar um "solo fértil" para a Palavra de Deus.

Link para a primeira parte do estudo (ao todo são 6 partes): A parábola do semeador - parte 1

Conclusão


Entendemos, então, que quando as Escrituras afirmam que temos uma "alma" separada do espírito, significa este lugar do entendimento e emoções, e que esta alma precisa ser transformada pela Palavra de Deus para que possa permitir que a realidade do Reino de Deus se manifeste através de nosso corpo.

Que a paz do Senhor seja com o teu espírito. Amém.

Pr. Wendell Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...