domingo, 17 de dezembro de 2017

Espírito, Alma e Corpo - Parte 4 - Os Estados da Matéria



Compreender o assunto "espírito, alma e corpo" não é tão simples pelo fato de nossa mente precisar formar imagens mentais para poder entender as coisas. Como veremos no futuro, a mente natural não pode compreender as coisas espirituais, assim, precisamos lançar mão de figuras para ajudar ao nosso intelecto a assimilar as verdades bíblicas no que diz respeito ao mundo espiritual.

Uma das figuras que me ajudou a entender a relação entre as três partes do homem foi usar os estados da matéria: sólido, líquido e gasoso. Na Ciência atual, temos outros estados (ou fases) da matéria - o "plasma", por exemplo - que irei desconsiderar aqui, por não terem relação direta com o que quero demonstrar.

Lembrando que isto é apenas um recurso para formarmos uma imagem mental que nos ajuda a entender, não sendo a realidade das coisas. O uso de imagens mentais é amplamente usado nas Escrituras, tanto no Velho como no Novo Testamento, a exemplo das parábolas de Jesus. Espero que possa ajudar você em sua compreensão deste assunto.

Estado Gasoso: o espírito


Uma das caraterísticas do estado gasoso da matéria (vamos usar principalmente a água para exemplificar) é que ele possui um volume variável, ou seja, o gás irá tentar ocupar todo o espaço onde for liberado. Esta característica nos remete ao espírito.

Ora, a palavra traduzida na Bíblia por "espírito" quer dizer exatamente "vento", ou seja, algo que se está no "estado gasoso". Vejamos o significado das palavras usadas, de acordo com o dicionário bíblico de Strong:
  • No VT, temos a palavra hebraica "ruach": vento, por semelhança respiração; figurativamente vida, raiva, não-substancialidade (...)
  • No NT, é usada a palavra grega "pneuma": corrente de ar, isto é, respiração ou uma brisa (...)

Assim, podemos concluir que usar o estado gasoso para para fins de comparação com o espírito (humano ou outros) é algo bastante razoável.


Estado Líquido: a alma


Já o estado líquido (no nosso exemplo, a água) remete à alma, pois nossa alma é moldável (Romanos 12:2), desta forma, podemos aprender e sermos moldados para agirmos conforme o Reino de Deus, assim como o inimigo molda o entendimento do homem para agir de forma maligna.

Na natureza, a água em estado gasoso desce dos céus na forma de chuva, é o chamado "ciclo da água". Assim também, a partir do mundo espiritual vem o conhecimento e a sabedoria para dentro de nossas almas. Dependendo da fonte espiritual de onde bebemos, a nossa alma irá refletir correspondentemente. Se bebemos do Reino de Deus, nossa alma será cheia do conhecimento do Senhor, mas se bebermos da fonte do mundo, teremos nosso entendimento obscurecido.

A própria Palavra de Deus é, também, comparada à água (Efésios 5:26), pois é um conhecimento que purifica nossa alma, limpando nosso entendimento. Assim, esta renovação do nosso homem interior irá se refletir através de nosso corpo em atitudes de bondade, justiça e verdade.

Estado Sólido: o corpo


O corpo é nossa parte física e é até lógico nós o compararmos com o estado sólido. Assim também, nossa alma irá produzir ações através de nossos corpos. Na ilustração que vou usar, vamos comparar nossos corpos a vasilhas (copos). Assim, poderemos ver como está nossa alma (no caso, a água) através dos corpos (o copo).


A principal característica do estado sólido é sua rigidez. No caso da água, por exemplo, após a solidificação, ela se transforma em gelo, que é rígido, sendo que, pra poder ser "moldado" após a solidificação, só se for quebrado.

Assim, os costumes do corpo, adquiridos após anos afastados do Senhor, são difíceis de mudar, sendo necessário quebrantamento (através do arrependimento e afastamento das situações que nos levam a pecar). Ainda assim, nas áreas onde fomos muito expostos ao pecado, sempre será necessário vigilância:
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Marcos 14:38)
"Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado;" (1 Pedro 4:1)
Vamos meditar mais nestas coisas quando estudarmos sobre o corpo. Por enquanto, use esta ilustração apenas para formar uma ideia na sua mente sobre isto.

O Pecado de Adão


Quando Adão cometeu pecado, ocorreu a morte do espírito humano. No entanto, quando se trata do reino espiritual, morte não significa deixar de existir, mas sim, ser lançado em um lugar de trevas, onde não há a presença de Deus. Claro que Ele está ciente do que ocorre lá, mas não está em comunhão com as trevas.

Quando o Senhor falou a Adão para não comer da árvore, Ele disse que no exato dia em que o homem comesse, ele morreria:
"E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:16,17)
Em Gênesis 3:6, o homem e sua mulher comem do fruto desta árvore, cedendo à tentação da serpente. No entanto, aparentemente, eles não morreram como o Senhor havia falado. Mas o que aconteceu, então?

Quando Deus advertiu Adão sobre as consequências da desobediência, Ele falava sobre a morte do espírito humano, pois ao lermos esta passagem da queda, vemos que Adão continuou raciocinado (sua alma continuava viva), e ele percebeu que estava nu (seu corpo estava vivo), e foi esconder-se.

Ao passear no Jardim do Éden, pela viração do dia, Deus faz a mais triste pergunta que tenho notícia:
"E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?" (Gênesis 3:9)
Sendo Deus onisciente, será que Ele não sabia onde estava Adão? Com certeza sim. No entanto, Deus não falava para o homem-alma, nem o homem-corpo, mas sim para o homem-espírito, à imagem de Deus, e que já não estava mais ali!

O Lugar de Morte


Aqui neste mundo físico, morte significa o fim da existência, mas quando se trata do mundo espiritual, a morte é um lugar e não significa que o espírito deixa de existir. No reino espiritual, tudo é eterno.

Para demonstrar isto, quero compartilhar um verso maravilhoso das Escrituras que mostra o seguinte: através de Sua morte, Jesus teve acesso a este lugar, e inclusive, está com a chave dele:
"E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno." (Apocalipse 1:18)
Observe que são dois lugares diferentes: a morte é um lugar onde estão aqueles que estão vivos no corpo, mas espiritualmente separados de Deus.
"E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados." (Efésios 2:1)
Obviamente, o verso acima não se refere à alma, nem ao corpo, mas ao espírito, já que uma pessoa que esteja fisicamente morta não conseguirá nem ao menos pecar.

Já o inferno é um lugar (também separado de Deus) para onde vão os que morrem. Esta mesma palavra grega ("hades") é usada quando Jesus fala sobre o Rico e Lázaro (Lucas 16:23).

Quando Adão desobedeceu a Deus e comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal, o seu espírito foi lançado neste lugar de morte. Ora, neste lugar de morte, satanás obteve domínio sobre o homem para agir através do espírito caído de Adão.
"E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;" (Hebreus 2:14)

Como o mundo espiritual influencia o físico


Agora, vamos usar esta "parábola" que trouxe no início, onde o espírito é representado pelo vapor d'água, a água (líquida) representa a alma e o copo representa o corpo. Pois bem, quando Adão foi criado ele era santo em todos os aspectos: espírito, alma e corpo, no entanto, após pecar, seu espírito morreu, ou seja, caiu em um lugar espiritual separado da comunhão com o Pai.

Assim, o diabo começou a influenciar o homem e, gradativamente, a alma humana foi se corrompendo, corrupção esta que se traduzia em obras mortas tais como poligamia, homicídios, etc., até ao ponto onde toda alma do homem foi contaminada e seus pensamentos eram somente maldosos:
"E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente." (Gênesis 6:5)
Podemos ver este processo de sujeira na alma humana usando nossa ilustração com os copos:

É importante ressaltar que a degradação moral da raça humana não foi instantânea, levou-se mais de mil anos até chegar ao ponto descrito em Gênesis 6:5 citado acima. Adão não se tornou pervertido sexualmente ou assassino assim, da noite para o dia. De fato, lendo as Escrituras, vemos uma degradação que se intensificava a cada nova geração.

Vídeo explicativo


Veja, abaixo, um vídeo com esta mesma aula, onde eu uso alguns elementos para demonstrar esta ilustração que expliquei acima:



Que a graça e a paz do Senhor seja com o seu espírito. Amém.

Pr. Wendell Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...