segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Espírito, Alma e Corpo - Parte 3 - A Criação do Homem



Nós não somos seres tão simples de serem compreendidos. Não é à toa que a Escritura Sagrada nos revela que fomos criados à imagem e semelhança de Deus! Nesta terceira parte de nosso estudo, gostaria de falar um pouco sobre como foi o processo de criação do homem e também como funciona o processo de salvação.

Vamos voltar ao nosso versículo chave, para trazer à memória esta importante verdade:
"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Tessalonicenses 5:23)
Assim como o homem é formado de três partes separadas, assim também, a salvação é um processo separado, ou seja, cada uma das partes do homem é salva em momentos diferentes, ou melhor dizendo, em diferentes etapas.

Antes de mais nada, vamos estudar a forma como o homem foi gerado.

A Imagem de Deus


Anteriormente, no texto passado, vimos que fomos criados à semelhança de Deus, ou seja, assim como Deus é formado por três "partes" diferentes - o Pai, o Filho e o Espírito Santo -, assim também, o homem foi criado com estas três partes: o espírito, a alma e o corpo. Quando falo "partes" não tenho a intenção de desrespeitar a Pessoa Divina de forma alguma, mas sim de mostrar que há um tipo de divisão de personalidade e vimos que o o homem também possui esta divisão.

No entanto, a Escritura usa uma outra palavra para descrever as características do homem quando Deus nos criou, pois, além da palavra "semelhança", e até mesmo antes dela, é usada a palavra "imagem". Vejamos:
"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:27)
Particularmente, creio que neste momento, Deus criou apenas o espírito do homem, pois o seu corpo e alma só foram criados em Gênesis 2:7, e isto após os céus e a terra haverem sido concluídos.

Vamos examinar o significado da palavra hebraica traduzida como "imagem". A palavra é tselem, que, segundo o dicionário bíblico de Strong, significa:
  • De uma raiz não utilizada significando "projetar uma sombra"; um fantasma, isto é, (figurativamente) ilusão, semelhança; desta forma uma imagem/figura representativa (de alguma coisa), especialmente um ídolo.
Ora, no versículo 26, o Senhor falou que iria criar o homem à Sua imagem, e conforme à Sua semelhança, no entanto, no verso 27, Deus criou apenas a imagem. Vejamos o que significa a "imagem" de Deus. Confira os versículos seguintes:
"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa..."
(Hebreus 1:1-3)
Vemos, pela revelação do Novo Testamento, que a imagem exata de Deus está no Filho. Ocorre que o Filho de Deus é um Espírito. Ele já existia antes de se tornar homem, de acordo com o evangelho de João:
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
(...)
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós..."
(João 1:1, 14)
Cristo, o Espírito, já existia antes de se tornar um homem. O Filho é a exata imagem do Pai, inclusive, conforme já vimos anteriormente, é a função do Filho revelar quem é o Pai. E Deus é Espírito, e Sua imagem também é espírito.

Assim, quando a Palavra de Deus fala que o homem seria feito à imagem de Deus, significa que o homem carregaria em si mesmo esta imagem. A imagem de Deus não está no intelecto nem no corpo do homem, mas sim no seu espírito. O nosso espírito foi criado para ser uma "projeção", "reflexo" ou "imagem" de Deus.

Quando o homem pecou, perdeu esta imagem, e seu espírito se tornou trevas. O primeiro passo do trabalho de Jesus Cristo foi exatamente restaurar esta imagem no homem, ou seja, Deus restitui ao homem um novo espírito:
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5:17)
Não é difícil de saber que quando uma pessoa se converte a Cristo, o corpo dela permanece do mesmo jeito que era. Já o intelecto - sua alma - começa a sofrer um processo lento de transformação, que começa naquele momento, mas que irá durar toda a vida. Contudo, o espírito é instantaneamente transformado. Se não fosse assim, este versículo seria uma mentira!

A Criação do Corpo e da Alma Humana


Após toda a criação ter sido concluída, o Senhor prepara o corpo do homem. Era necessário que o homem tivesse um corpo físico, intimamente ligado à terra, a fim de poder exercer domínio recebido pelo Senhor. Assim, o Senhor forma o corpo do homem do pó da terra:
"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente." (Gênesis 2:7)
Uma coisa bem interessante é que a palavra usada quando o Senhor criou o corpo humano é diferente da palavra usada quando Deus criou o espírito (em Gênesis 1:27).

Em Gênesis 1:27, falando da criação do espírito do homem, é usada a palavra hebraica barah, que foi a mesma usada em Gênesis 1:1, quando Deus cria tudo a partir do nada. Já quando cria o corpo do homem, é usada a palavra yatsar que quer dizer "moldar", como quem molda um vaso de barro.

Agora, tínhamos um espírito e um corpo, no entanto, faltava um elemento de ligação entre eles. Este elemento é a "alma", que, em hebraico, é nefesh, e em grego é uma palavra bem conhecida nossa: psikê (de onde tiramos palavras como "psicologia" ou "psiquiatria"). Ambas palavras possuem o sentido de fôlego de vida, sendo traduzidas, em geral, como "alma".

Ainda vamos estudar cada uma destas partes do ser humano detalhadamente, contudo, entendo ser importante fazermos um resumo sobre cada uma delas antes de prosseguirmos para os próximos textos.

Resumindo "espírito, alma e corpo"


O espírito


Nosso espírito foi criado como imagem de Deus. Deus é espírito e está em um plano superior, que chamamos de Céu. Nosso espírito é assim como Deus: pertence a este plano superior, que não se sujeita às leis físicas, é eterno, tem ciência de todas as coisas e se comunica diretamente com Deus e com outros espíritos.

A princípio, nosso espírito refletia o Filho de Deus, tendo a mesma natureza de amor, alegria, paz, benignidade, etc. No entanto, após o pecado, o espírito humano caiu em trevas e se tornou semelhante aos anjos caídos.

O corpo


O corpo do homem é vivo, inteligente, capaz, não é uma máquina como se fosse um robô, ele possui vontades próprias. O corpo executa diversas funções orgânicas das quais não temos controle (por exemplo, batimentos cardíacos, digestão dos alimentos, etc), algumas temos um controle parcial (por exemplo, nossa respiração), e outras que temos mais controle (comer, beber, correr, etc.).

O corpo humano é extremamente adaptável, ou seja, ele é ensinável e treinável (não sei se esta palavra existe, mas creio que você entendeu). Nosso corpo desenvolve hábitos de forma que reagimos automaticamente diante de certos eventos.

Após o pecado, o corpo humano caiu debaixo de maldição e começou a envelhecer. A princípio, a idade média do homem era de quase mil anos (Gênesis 5), mas ao final do livro de Gênesis, vemos esta expectativa de vida cair para pouco mais de 100 anos - José morreu com 110 anos.

Isto mostra que o efeito do pecado no homem foi se estabelecendo (frutificando) ao longo do tempo, e não foi de forma instantânea. Gradativamente, través de seu corpo, o homem começou a se tornar terrivelmente maligno, pois começou a manifestar em si a sua natureza espiritual maligna, após a queda sofrida.

A alma


Talvez a parte mais crítica de nossa "trilogia" seja exatamente a alma! Vamos falar um pouco nela agora.

A nossa alma é o que a Bíblia chama de "homem interior" (Romanos 7:22, Efésios 3:16, 2 Coríntios 4:16). É na alma que encontramos o "entendimento", onde nós compreendemos as coisas.
"Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras." (Lucas 24:45)
A alma é o elo de ligação entre o mundo espiritual e o mundo físico. Para que o homem-espírito pudesse dominar sobre o mundo físico, ele precisou do homem-corpo. No entanto, um espírito vive em uma realidade diferente da realidade física, assim a alma entra em ação a fim de fazer com que a realidade espiritual seja traduzida em ações na realidade material.

No caso de Adão, ele foi criado com uma alma já pronta, com capacidade de se expressar como um adulto. Eva demonstra ter recebido também esta alma completa, apesar de não terem todo o conhecimento, pois a tentação que veio sobre eles foi exatamente nisso, ou seja, o diabo ofereceu um caminho "rápido" para eles obterem conhecimento.
"E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; (...)" (Gênesis 3:6)
Creio que o plano original era que o homem fosse descobrindo a criação do Senhor, vendo as maravilhas criadas e, antes de tudo, conversando e tendo comunhão com o Pai, de forma a crescer em conhecimento e sabedoria.

Não se preocupe se você ainda tem dúvidas sobre estas três partes da nossa formação, pois serão tratadas detalhadamente nos textos futuros, no momento, é só para você ter uma ideia geral sobre elas.

A separação entre as partes do homem é tão forte que a própria salvação é feita em três etapas bem distintas. Vamos estudar isto a partir de agora.

O Processo de Salvação


A salvação do homem foi dividida em 3 etapas distintas, ou "fases" distintas. Vamos compreender um pouco sobre elas.

A primeira etapa é a salvação do espírito humano. Jesus falou sobre isso com o líder judeu Nicodemos. Vejamos parte deste diálogo:
"E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."
(João 3:1-3)
Jesus mostra que, antes de mais nada, ou seja, antes de Nicodemos começar a entender as coisas do Reino de Deus, era necessário ele receber um espírito novo! A promessa de salvação do espírito humano já era anterior ao Novo Testamento.
"E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne." (Ezequiel 36:26)
Nosso Senhor trouxe esta realidade da salvação do espírito (bem como das outras "partes") através de Sua morte e ressurreição, no entanto, para que possamos compreendê-la, é necessário experimentá-la. Falaremos mais sobre o espírito quando tratarmos apenas dele.

Após nosso espírito ser salvo, quando aceitamos a Jesus como Senhor sobre nossas vidas, a segunda fase da salvação é iniciada: a salvação da alma. Como já disse anteriormente, é na alma que está nosso entendimento, nossa forma de ver a vida (chamada de "cosmovisão").

Para que a nova vida que Deus nos dá (nosso novo espírito) possa se manifestar através de nossos corpos, é necessário uma troca na alma. Nosso antigo "eu" vivia longe de Deus, e, desta forma, desenvolveu ideias, conceitos, desejos errados. A mudança do espírito é instantânea, mas na alma não.

Para que a alma mude e vá, gradativamente, sendo transformada, é necessário um processo que conhecemos como "santificação". Este processo é lento e depende de nosso esforço em empreendê-lo. Deus nos disponibiliza Sua Palavra e o Seu Espírito, no entanto, depende de nós usarmos estas ferramentas para sermos transformados. Irei detalhar bem esta parte com bastante atenção, tendo em vista que é esta a fase na qual estamos hoje (isto se você é cristão nascido de novo).

"De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;" (Filipenses 2:12)
A palavra grega traduzida como "operar" vem do grego katergazomai, que significa:
  1. executar, completar, atingir
  2. exercitar, i.e. fazer aquilo da qual algo resulta
    - de coisas: promover, resultar em
  3. modelar, i.e. tornar algo apropriado (para algum uso)
Assim, vemos que será necessário este trabalho a fim de que a salvação do nosso espírito se traduza em uma mudança real de caráter, que, por sua vez, nos levará a agir em santidade.

A última etapa da salvação do homem acontecerá na ressurreição final. Ali, os que estiverem vivos terão os corpos transformados, e os que já morreram ressurgirão do pó.
"Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." (1 Coríntios 15:52)
Nossos corpos mortais e limitados serão transformados em corpos espirituais, poderosos, gloriosos e eternos. Nunca mais adoeceremos, e o pecado, a morte, o diabo, o mundo caído passarão. Com isto, a salvação completa do homem será finalizada: espírito, alma e corpo estarão perfeitos e reunidos para sempre.

Que a paz do Senhor seja com o teu espírito. Amém.

Pr. Wendell Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...