quinta-feira, 11 de março de 2021

NÃO SE PRIVE DA GRAÇA DE DEUS


Através do Senhor Jesus Cristo, Deus derramou a Sua graça sobre os homens, pagando os nossos pecados e nos tornando Seus filhos. Tudo isso de forma gratuita, por meio da fé. Mas você sabia que você mesmo pode se privar da graça de Deus?

O escritor da epístola aos Hebreus traz um seríssimo alerta para a igreja do Senhor:

Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. (Hebreus 12:15)

Na tradução, onde foi usado "tendo cuidado", perdemos um pouco da ênfase original, onde o escritor usa o verbo episkopeo, que significa vistoriar, inspecionar cuidadosamente. Isso mostra a importância que se deve dar ao que ele explica em seguida, pois as consequências são graves.

Por mais que a salvação que Cristo trouxe venha mediante a fé, a nossa fé pode ser contaminada de diversas formas. Uma delas é deixar que sementes malignas brotem em nossos corações e comecem a produzir fruto. No caso do verso acima, ele fala sobre uma "raiz de amargura" que brota e pode contaminar muitos.

Muitas pessoas culpam a Deus quando as coisas não vão bem, quando a pessoa não é curada, quando coisas ruins acontecem, ao invés de examinarem os seus corações e aprenderem se não houve uma raiz maligna que brotou e bloqueou a graça de Deus em sua vida.

No livro de Tiago, ele também alerta para as consequências de sementes malignas que brotam dentro da comunidade cristã (sim, Tiago falava para cristãos!). Ele assim afirma:

Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. (Tiago 3:16)

Observe que onde é desenvolvida inveja e espírito faccioso (divisões internas, disputas, rixas etc.) ali ocorre toda obra perversa. Aí inclui, por exemplo, doenças, acidentes, dentre outras obras diabólicas.

Nestes últimos tempos, nos mantermos puros da contaminação do mundo é um grande desafio para o cristão sincero, pois os ataques entre pessoas cristãs, até pastores, têm sido muito comum.

Todos se acham no direito de comentar, criticar e condenar tudo, mesmo que não tenham nada a ver com o assunto. Com isso, atraem para si juízo e se privam da graça de Deus em Jesus Cristo. Devemos deixar as críticas e todo julgamento para aqueles que estejam na posição necessária para isso. Nem todo assunto é necessário lançarmos nossa opinião, porque, geralmente, trará algum nível de julgamento de nossa parte, e aí quem julga também é julgado (Mateus 7:1).

Se alguém te criticou, procure entregar a Deus todo juízo. Claro que, se for alguma acusação grave, que constitua crime, e você puder se proteger, precisará fazê-lo, mas não é o caso na maioria das vezes.

Procuremos viver em paz com todos, na medida em que isso estiver em nós. Ande, também, em alegria e esteja sempre vistoriando o seu coração, para ver se não alguma raiz maligna que possa produzir fruto ruim, o qual poderá privar (separar) você da graça do Pai. Não vale a pena trocar a graça de Deus e ficar sob a condenação do mundo.

Que a paz de Cristo seja com o teu espírito. Amém.

Pr. Wendell Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...