segunda-feira, 2 de março de 2020

LÍNGUAS ESTRANHAS - O QUE É ISSO?


"Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo. Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir." (Isaías 28:11,12) 
"Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor." (1 Coríntios 14:21)
O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê nele, Deus também dá testemunho de que Sua Palavra é verdadeira através de certos sinais que seguem aos discípulos. Um destes sinais é que eles "falariam novas línguas" (Marcos 16:17). No entanto, muitas denominações negam este dom e existe toda uma doutrina para tentar provar que, na verdade, as línguas citadas no Novo Testamento por Jesus e pelos apóstolos são idiomas estrangeiros que Deus concedeu, na época, para que os discípulos pudessem evangelizar rapidamente o mundo.

Infelizmente, satanás conseguiu infiltrar uma mentira na igreja com diversas finalidades:
  • roubar, através do engano, um dos principais sinais sobrenaturais que o Senhor dá para confirmação do evangelho;
  • impedir os cristãos de serem edificados;
  • impedir a intercessão com o auxílio sobrenatural do dom de línguas;
  • provocar divisão na igreja, etc.

A única forma de combatermos a mentira é com a verdade, pois quando conhecemos a verdade somos libertos do poder de satanás, o pai da mentira (João 8:44).



O que é o dom de línguas


O que as Escrituras explicam sobre o que seria o falar em línguas? Bem, vamos ver um versículo que dá uma definição clara sobre isto:
"Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto." (1 Coríntios 14:14)
Os termos grifados foram acrescentados pelo tradutor e não fazem parte do texto original grego e, por isso, não aparecem em algumas traduções (a versão acima foi tirada da João Ferreira de Almeida Corrigida Fiel). Bem, ficando com o texto original, temos o seguinte:


"Se eu orar em língua, meu espírito ora, mas meu entendimento ("mente", ou "intelecto") fica sem fruto (estéril)"
No verso seguinte, temos o seguinte:

"Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento." (1 Coríntios 14:15)

Pelo texto bíblico, e ao contrário dos falsos ensinos, a oração em línguas nada mais é do que o nosso próprio espírito falando com Deus. Nossos espíritos foram recriados no momento em que nós aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, assim como está escrito em 2 Coríntios 5:17, que diz que somos "novas criaturas".

Jesus falou sobre esse "novo nascimento" em João 3, quando conversou com o mestre judeu Nicodemos, explicando a ele que era necessário que nascesse de novo, para que pudesse ver ou entrar no Reino dos Céus. Cristo falou algo muito importante e fundamental para entendermos o que é o dom de línguas. Assim está escrito:
"O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito." (João 3:6)
O novo nascimento não é um nascimento físico, mas sim espiritual. Deus nos muda na parte mais íntima de nosso ser: o espírito. O nosso novo espírito, que recebemos da parte do Pai, por meio do Espírito Santo, é a "nova criatura" falada em 2 Cor 5:17, citado acima. E ele é perfeitamente funcional, não é como nossos corpos físicos, que vão se desenvolvendo ao longo do tempo.

Quando nós nascemos, não sabemos falar. O idioma português (ou seja qual for o seu idioma materno) é aprendido de forma gradativa, na medida em que nossos pais vão nos ensinando. Em nossa vida escolar, principalmente, vamos aperfeiçoando o idioma, com o auxílio da língua escrita.

Contudo, isso não ocorre com o nosso espírito, pois ele já foi dado "perfeito" (completo), quando do novo nascimento. Não tenho como me aprofundar neste assunto aqui, neste texto, mas tenho um estudo completo sobre o tema "espírito, alma e corpo", aqui mesmo em meu blog (link para a parte 1 deste estudo). Além dos textos, temos também uma série de vídeos sobre isso no canal do Ministério Águios.

O fato é que recebemos um novo espírito da parte de Deus, quando da nossa conversão, e este espírito é, repito, perfeito (completo). Um espírito sabe falar e ouvir, como qualquer ser inteligente criado por Deus. Muitos não compreendem como é um espírito e, por isso, não conseguem entender bem o dom de línguas.

Quando falamos em línguas, o nosso espírito é quem fala, mas o nosso intelecto não está produzindo as palavras. Esta separação existe por causa da diferença entre o espírito e a alma. Muitas igrejas e pessoas não sabem diferenciar o espírito da alma, então fazem toda uma confusão teológica para tentar combater o dom de línguas. Isso tem sido péssimo para o Corpo de Cristo, que perde um dos dons mais fundamentais na luta contra a carne, o mundo e o diabo.

Em nosso entendimento, não temos todo o conhecimento, porque nossa mente é limitada. O nosso espírito, por outro lado, não é tão limitado. Além disso, é no nosso espírito onde temos comunhão com o Espírito Santo. Desta forma, quando oramos em línguas, o nosso espírito sabe exatamente como orar. Por isso que a Palavra nos mostra que oramos "bem":
"De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito (...)
Porque realmente tu dás bem as graças (...)."

(1 Coríntios 14:16,17)

Não sabemos orar corretamente


Em Romanos 8:26, o Espírito Santo, através do apóstolo Paulo, nos revela que não sabemos como pedir da forma correta, exatamente devido às limitações do nosso intelecto. O nosso conhecimento não é perfeito, sempre falta alguma coisa. De fato, isso não é um problema, foi Deus quem nos criou desta maneira, pois assim, nós dependeríamos d'Ele mesmo, e das outras pessoas, para que pudéssemos crescer em nosso entendimento.

Com o pecado, o espírito humano foi separado de Deus e nós ficamos muito mais limitados, sem a nossa Fonte para nos conduzir. Assim, uma parte do homem morreu (no mundo espiritual, a morte quer dizer a separação eterna do Criador), e os nossos intelectos passaram a ser a principal forma como somos conduzidos no mundo.

A obra de Jesus foi feita a fim de nos restaurar por completo das consequências do pecado. Inicialmente, há a regeneração do nosso espírito à imagem de Cristo. Com isso, recebemos novamente a capacidade de sermos conduzidos plenamente por Deus, mesmo neste mundo caído.

O dom de línguas faz parte desta restauração, onde Deus nos dá a capacidade de orarmos com este novo espírito, recriado à imagem de Cristo. Agora sim, em espírito, podemos orar conforme a perfeita vontade de Deus, sem a barreira do nosso conhecimento parcial.

Existe um porém no que diz respeito a orarmos com o nosso espírito: nossa mente não compreende o que falamos!

Por causa disso, nossas orações precisam ser "divididas", ora falamos com Deus usando o nosso espírito (em línguas estranhas) ora falamos com o nosso entendimento, para que nossa mente também produza fruto. Além disso, o dom de línguas não produz nenhum efeito sobre o que está ouvindo nossa oração, caso ele não a compreenda.

Em outras postagens, falarei sobre o uso correto do dom de línguas.

Que a paz do Senhor Jesus seja com o teu espírito. Amém.

Pr. Wendell Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...