segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Espírito, Alma e Corpo - Parte 6 - Árvores Junto a Ribeiros

Uma outra forma de entendermos o tema "espírito, alma e corpo" é nos vermos como árvores. Sim, por mais estranho que pareça, esta é uma comparação muito usada na Bíblia e hoje, entenderemos um pouco sobre o porquê dela.

Vejamos um primeiro versículo que fala sobre isto:
"A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado." (Isaías 61:3)
O contexto deste versículo nos mostra que ele se refere à Nova Aliança, onde Jesus muda o nosso espírito nos tornando novas criaturas, conforme já vimos em outros momentos deste estudo.

As Partes de Uma Árvore


Longe de querer precisão científica, gostaria de falar um pouco sobre as partes principais de uma árvore, a fim de fazemos a comparação necessária ao nosso estudo de hoje. Basicamente, uma árvore é composta das seguintes partes: raiz, caule, folhas, frutos e flores. Veja tudo isso na imagem abaixo:


RAIZ: Apesar de estarmos vendo a raiz na figura, geralmente, ela fica escondida na terra, de onde extrai os nutrientes e a água necessária para sua sobrevivência. Portanto, a raiz é a conexão da planta com a fonte de seus nutrientes e da água, que é a terra.

CAULE: O caule leva os nutrientes da raiz para as folhas onde ocorre o processo da fotossíntese, e também traz de volta o produto obtido após o processo, a fim de alimentar toda a planta. Desta forma, dentro do caule ocorre um fluxo das seivas, a bruta e a elaborada (veja a próxima imagem).


FOLHA: É nas folhas onde ocorre o processo da fotossíntese, onde a seiva bruta é transformada em seiva elaborada que irá alimentar o resto da planta. Além disso, cada árvore possui um tipo de folha diferente e dá a "cara" da árvore, permitindo que a reconheçamos.

FRUTO: O fruto é algo que a árvore produz e que serve para proteger a semente, além de servir de alimento às pessoas e animais. Quanto melhor o tipo de solo e quanto mais água houver, em geral, melhor será o fruto produzido.

FLOR: A flor, na verdade, é uma espécie de folha modificada e faz parte do processo de reprodução das plantas, além de ter o propósito de dar beleza às plantas, já que Deus é um grande Artista.

SEMENTE: A semente é produzida junto com o fruto e serve para multiplicar aquela árvore específica, conforme o Senhor criou para ser.
"E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi." (Gênesis 1:11)

Somos Como Árvores


O propósito de dar toda esta explicação sobre como funciona uma árvore é exatamente devido ao que está escrito na Palavra de Deus, pois somos como árvores:
"Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." (Salmos 1:3)
Vimos lá em Isaías 61:3 que o Senhor nos faria "árvores de justiça", já aqui no Salmo primeiro, vemos a Escritura afirmando que temos características de árvores, tanto dando fruto como tendo folhas. Mas o que significa isto?

Além disso, a Palavra também fala que temos raiz, pois, João Batista advertiu que, para aqueles que não produzissem frutos dignos, haveria um machado que os cortaria pela raiz:
"Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão.
E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo."
(Lucas 3:8,9)

A Raiz: o espírito


Analisando, agora, à luz do que temos estudado, podemos entender que nossa raiz se refere ao nosso espírito, pois está conectado ao mundo espiritual e é invisível aos nossos olhos naturais, assim como a raiz de uma árvore está conectada à terra, e fica invisível.

Quando Adão pecou, o espírito dele foi desarraigado de Cristo e o homem perdeu a fonte de vida eterna que tinha. Com o tempo, começou a produzir frutos de maldade, pois começou a obter os "nutrientes" (conhecimento) a partir das trevas.

Uma pessoa que está conectada espiritualmente com o império de satanás não poderá dar bons frutos, por mais que tente. Não existe um meio termo para o nosso espírito: ou estamos ligados ao Reino de Deus, ou estaremos ligados à morte (lugar espiritual). Jesus deixou isso muito claro quando falou que só existem dois tipos de árvores:
"Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus." (Mateus 7:17)
Sem Cristo, o homem não conseguirá produzir bons frutos. No máximo, conseguirá ser um "religioso", mas não vai produzir a verdadeira vida, pois não está ligado, em espírito, a Deus.

O Caule: a alma


Se você vem acompanhando estes estudos já poderá estar fazendo a ligação entre o caule e a nossa alma, certo? Pois bem, assim como o caule leva a seiva bruta da raiz para as folhas, e de volta para a raiz e toda a árvore, assim também a nossa alma funciona como este canal através do qual o mundo espiritual irá se manifestar em nosso corpo.

A chave para uma vida abundante está na alma, pois é ela que irá permitir (ou não) o fluxo de vida que provém de nosso espírito. Através da renovação do nosso entendimento, podemos experimentar a realidade do Reino de Deus em nossas vidas terrenas. Se você é cristão, seu problema não está em seu espírito, pois é nascido de novo e está conectado ao Reino de Deus através de Cristo.

No entanto, se a realidade da nova criatura não domina sua mente, você pode ser como o homem que fez um cruzeiro e só comeu bolachas durante toda a viagem, pois não sabia que toda a alimentação estava inclusa na viagem (o homem levou uma mala cheia de bolachas para se alimentar por todo o cruzeiro, pois não leu o contrato onde era informado que a alimentação fazia parte do preço já pago).
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

Folhas e frutos: dados através do corpo


Podemos ver as folhas e os frutos como sendo produzidos pelo nosso corpo, ou seja, nós, enquanto árvores, produzimos ações (fruto) e temos uma personalidade (folhas) que irá refletir de qual dos dois mundos estamos obtendo nossa sabedoria e conhecimento: do Reino de Deus ou do mundo caído e perdido (o qual está em trevas espirituais).

Revisando o Salmo Primeiro


Voltemos ao nosso Salmo de número um e vejamos como deve ser nossa atitude para que possamos ser árvores frutíferas e belas para nosso Deus.
"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." (Salmos 1:1)
O primeiro passo será não atentarmos para os conselhos (orientações) que o mundo nos passa. É o que a Palavra chama de "conselho dos ímpios". Um ímpio é alguém que não teme ao Senhor, e irá te aconselhar de acordo com a sabedoria do mundo caído, e não com a sabedoria de Deus.

Ao contrário do que muita gente pensa, vemos conselhos de ímpios o tempo todo. Basta ligar a TV, rádio, ver redes sociais como Facebook, Twitter, YouTube, etc. Existem muitos e muitos programas ensinando sobre tudo que diz respeito à vida: casamento, criação de filhos, carreira profissional, emoções, suicídio, etc.

Estes conselhos serão conselhos de ímpios se não vieram do Céu. Eles irão levar você ao próximo passo: o caminho dos pecadores. Posteriormente, a pessoa vai para o último, que é a "roda dos escarnecedores", onde, além de viver uma vida de pecado, a pessoa irá empreender perseguição aos que vivem para o Senhor.

Levando nossa alma à Fonte correta


Nossa alma precisa receber da fonte correta, que é a Palavra de Deus. Somente a Palavra possui a verdadeira sabedoria do Reino e irá nos levar a produzir bons frutos. A Palavra precisa dominar nossa vida de tal forma que não irá sobrar lugar para mais nada.
"Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." (Salmos 1:2)
Antes, eu não entendia como a Palavra de Deus poderia ocupar minha mente "de dia e de noite", pois eu achava que isso implicaria em eu ter que ler a Bíblia o tempo todo. Assim, não haveria condição de eu estudar, trabalhar, etc.

Ocorre que não é isto que a Palavra diz. Meditar não significa "ler a Bíblia" o tempo todo. De fato, se você lê demais, não será capaz de meditar sobre o que leu devido à sobrecarga de informações. O que você precisa é não encher seu coração de conhecimento errado, como já vimos. Guarde o seu coração de uma sobrecarga de imagens, fotos, jornais, TV, internet, etc.

Busque viver uma vida onde a sua prioridade seja o Senhor e Sua Palavra. Medite nas Escrituras e evite se alimentar de outras fontes. Faça de Deus a sua Fonte. Deixe que a Palavra ocupe sua mente em todo o tempo. Viva em torno da Palavra. Torne o Reino de Deus algo tão real dentro de você, de forma que você fique mais ciente da Presença do Pai do que do mundo físico ao seu redor.

Conclusão


Somos como árvores que foram reenxertadas em Cristo, a fim de produzir bons frutos. No entanto, nossa alma ainda pode buscar sabedoria e conhecimento do mundo e precisamos redefinir isto. Quando deixamos a influência do mundo perdido e nos concentrarmos no Reino de Deus, iremos produzir os frutos e teremos uma personalidade que reflita Cristo.

Que a paz do Senhor seja com o teu espírito. Amém.

Pr. Wendell Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...