quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Irrepreensíveis, sinceros e inculpáveis


No início da era cristã, houve algumas acusações contra a “superstição cristã”. Dizia-se que alguns cristãos praticavam canibalismo e incesto, que queriam se rebelar contra o Império Romano, dentre outras coisas. Quando Paulo começou a pregar o evangelho da salvação, por meio da fé, foi acusado de incentivar a prática do pecado (Romanos 3:8), por afirmar que o homem não era salvo pelas obras da Lei (Romanos 3:20-24), mas tão somente pela fé.

Verdadeiramente, a salvação provida por Deus não vem de nós mesmos, sendo dada mediante uma fé viva. Quando respondemos positivamente ao chamado divino, crendo no Salvador Jesus, recebemos o perdão dos pecados e a vida eterna. Tudo isso é feito sem que tenhamos que dar nada em troca a Deus, exceto crermos na mensagem do evangelho.

Diante dessa realidade, um dos primeiros questionamentos que podemos fazer é exatamente esse: se a salvação não depende de obras minhas, posso continuar vivendo uma vida de pecado?

A resposta a essa pergunta é bem detalhada no próprio livro de Romanos. Como não é o foco do nosso estudo – pois não é o objetivo principal do livro de Filipenses –, não farei uma exposição muito aprofundada sobre o tema do pecado sob a Nova Aliança, mas tão somente trataremos da importância da santificação, com base em alguns versos de Filipenses.

A Importância da Santificação

Quando somos salvos, isso acontece em nível espiritual, pois a salvação começa nessa esfera. Uma vez salvos em espírito, nos tornamos ligados a Cristo e, caso morramos fisicamente, iremos para o Paraíso. Contudo, na medida em que permanecemos na Terra, essa realidade espiritual precisa se manifestar no mundo terreno.

Esse processo é chamado de “santificação” e pode ser resumido da seguinte maneira: por meio da atuação da Palavra de Deus e do Espírito Santo, nossas almas (entendimento e sentimentos) são transformadas para se assemelharem à mente de Cristo.

É necessário obedecermos a palavra de Deus, pela fé, de forma que, na medida em que agimos segundo as Escrituras, estas vão se incorporando à nossa vida, se tornando parte de nós.

De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; (Filipenses 2:12)

Por mais que a nossa salvação já tenha sido completada em espírito – pois nossos espíritos já foram aperfeiçoados (Hebreus 12:23) –, será necessário trabalhar esta salvação no nível do nosso intelecto e dos nossos hábitos, ou seja, na alma e no corpo.

Por meio da Sua Palavra, Deus vai colocando em nós a Sua Vontade, de forma que isso nos impulsiona a buscar a santidade em nossas vidas diárias.

Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. (Filipenses 2:13)

É importante entendermos que o fato de Deus ser aquele que opera em nós o “querer e o efetuar” não quer dizer que Ele force Sua vontade em nós, como se fôssemos meros autômatos. A natureza do amor divino não é manipuladora. O Senhor envia a Sua Palavra, e cabe ao homem sujeitar-se a ela.

Em certa ocasião, Jesus fez um lamento sobre Jerusalém afirmando que, muitas vezes, Ele quis “ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste (Lucas 13:34). Ora, se conhecemos a História, sabemos que Jerusalém foi destruída diversas vezes por conta do pecado do povo. Isso mostra que a vontade do povo foi feita, ao invés da vontade de Deus, ainda que eles não quisessem esse resultado de forma específica, mas, ao desobedecerem os mandamentos, sofreram terríveis consequências, das quais Deus queria guardá-los.

Irrepreensíveis e sinceros

O objetivo do mandamento é exatamente produzir em nós um caráter semelhante ao de Cristo. As acusações feitas ao apóstolo Paulo, de que ele aprovava o pecado, eram apenas ataques dos inimigos do evangelho, movidos por falta de entendimento.

Observe que se o povo de Deus não andar de forma irrepreensível, o mundo não vai poder nem ao menos ser salvo, porque ninguém verá o Senhor em nós. Vejamos a passagem que dá título a esta postagem:

Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; (Filipenses 2:15)

O pecado corrompeu a humanidade, tornando os homens perversos. O evangelho foi dado exatamente para nos salvar dos nossos pecados. Deus, através de Cristo, nos purifica de toda maldade, removendo o pecado que há em nós, isto é, a natureza caída. Agora, com uma nova natureza interior, podemos viver a vida de santidade, que a Lei de Moisés não conseguiu produzir.

Embora a salvação não seja concedida por causa de nossas obras de justiça, ela deverá produzir em nós esse tipo de obra. Ou seja, os atos de justiça não causam a nossa salvação, mas são decorrentes desta. Outra forma de dizer isso é a seguinte: as obras não produzem fé, mas a fé verdadeira produz obras de justiça.

De fato, quando manifestamos em nossas vidas os princípios do Reino, está sendo emitida uma luz espiritual, mas, para que a nossa luz brilhe no mundo, é necessário que nossas ações sejam puras, santas, irrepreensíveis, de forma a que o mundo seja “iluminado”.

O problema acontece quando nós, que deveríamos andar em perfeição, somos achados praticando atos pervertidos, pecaminosos. Assim, nosso testemunho é destruído, e nos tornamos como aquele “sal que perde o seu gosto”, tornando-se insípido (Mateus 5:13).

Retendo a Palavra da Vida

A verdadeira vida está em Deus, pois Ele é o Autor dela. Portanto, somente Ele pode nos orientar acerca de como podemos experimentar essa vida. Além disso, a vida verdadeira procede do próprio Deus, não é apenas um conceito, mas uma força. Esta vida é comunicada por Deus, para nós, através de Sua Palavra:
Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. (Filipenses 2:16)

A Palavra de Deus precisa estar em nosso coração, para que dê fruto de justiça, assim como uma semente precisa estar dentro do solo, a fim de que a planta se desenvolva e produza. Essa coisa de reter uma palavra dentro do coração é desafiadora, principalmente nos tempos modernos, onde as palavras estão descartáveis.

Quando eu viajava para o interior aqui do meu estado, tive a companhia de uma tia avó, que me contou como as coisas aconteciam quando ela era criança. Eles não tinham rádio ou TV, e a programação da família, ao final de um dia de trabalho, era se reunir em frente ao sítio onde moravam e ouvir os mais velhos contarem histórias.

Como até os mais velhos não tinham tantas histórias assim pra contar, os mesmos casos eram repetidos muitas vezes. Até hoje, já idosa, ela lembra das histórias contadas. Elas ficaram em seu coração.

Hoje em dia, a multiplicação do conhecimento – com uma inundação de informações em formato de áudios e vídeos, além dos textos –, faz com que não tenhamos mais condições de reter alguma coisa no coração por muito tempo. E assim a igreja sofre, porque as pessoas não sabem mais meditar nas Escrituras de dia e de noite, já que aquilo que você lê pela manhã é completamente engolido pelos vídeos que assiste ao longo do dia.


A Academia Americana de Psiquiatria de Crianças e Adolescentes, em um artigo, revela que uma criança entre 8 e 12 anos, em média, nos EUA, gasta de 4 a 6 horas no dia assistindo ou usando telas. Já com os adolescentes, esse tempo chega a 9 horas [1]. Veja que é um período de tempo superior a uma jornada padrão de trabalho.

O artigo também traz algumas das consequências dessa super exposição às telas, incluindo:

  • Baixo rendimento escolar
  • Menos leitura de livros

O estudo não fala especificamente sobre a Bíblia, mas, a partir do seu resultado, podemos inferir que pessoas muito expostas à diversidade de conhecimentos obtidos nos mais diversos tipos de mídia, certamente lerão menos as Escrituras e, quando lerem, terão dificuldade em reter a Palavra em seu coração, que estará completamente tomado pelas informações acessadas diariamente.

Para sermos santificados pela Palavra, é preciso que ela entre em nosso coração, nele permaneça e crie raízes. Isso vai nos distinguir dos cristãos carnais. A igreja do Senhor, em toda sua história, foi perseguida e atacada. Como cristãos, devemos mostrar a nossa fé por meio das obras, ou seja, devemos fazer com que o mundo conheça que somos de Cristo, por meio do que fazemos, embora não seja por meio de tais obras que obtemos a salvação.

Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.

1 Pedro 2:12
Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.

1 Pedro 2:12
Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.

1 Pedro 2:12

E só teremos condições de dar frutos de fé se a Palavra do Senhor estiver, verdadeiramente, em nosso coração, sendo as nossas ações um reflexo disso.

Conclusão

O Espírito Santo, através do livro de Filipenses, nos exorta a termos uma vida de santidade, a fim de que o evangelho seja pregado a todos, por meio de um caráter irrepreensível, sincero e inculpável. Nossas atitudes falarão, mesmo quando não estamos explicitamente pregando a Bíblia.

Ralph Waldo Emerson, um famoso escritor, filósofo e poeta estadunidense, falecido em 1882, disse o seguinte, em um ensaio intitulado “Social Aims” (Alvos Sociais):

“Não diga coisas. O que você é se sobrepõe a você nesse momento e troveja de forma que não consigo ouvir o que você diz de forma contrária.” (Letters and Social Aims, 1875)

Posteriormente, a frase foi simplificada para “o que você é fala tão alto que não consigo ouvir o que você está dizendo”, mas carregando o mesmo sentido.

A Igreja do Senhor, o povo de Deus, foi chamada para ser luz através de nossas obras de amor e justiça. Procure trabalhar a sua salvação, a fim de atingir esse objetivo.

Que a paz de Cristo domine em seu coração. Amém.

Wendell Costa


Referências

[1] https://www.aacap.org/AACAP/Families_and_Youth/Facts_for_Families/FFF-Guide/Children-And-Watching-TV-054.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não estejam inquietos por coisa alguma

Imagem 1: a ansiedade tem atingido boa parte da população. Viver uma vida sem preocupações e inquietações é praticamente uma utopia nos dias...